Analfabetismo tecnológico: desafio da Gestão contemporânea

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O fato de saber usar um celular, não significa ser alfabetizado. É preciso “ler” o mundo digital e mexer com a tecnologia moderna, principalmente com relação ao domínio dos conteúdos da informática como planilhas, internet, editor de texto, desenho de páginas web etc.

O que é analfabetismo tecnológico?

Então, pode-se concluir que em menor ou maior grau, somos todos analfabetos tecnológicos.

Refere-se a uma incapacidade em “ler” o mundo digital e mexer com a tecnologia moderna, principalmente com relação ao domínio dos conteúdos da informática como planilhas, internet, editor de texto, desenho de páginas web etc.

A gestão organizacional

A gestão organizacional planeja as ações que colabora para o pleno funcionamento de um sistema e, consequentemente resulta na execução de tarefas, metas e/ou objetivos dos empreendedores, ou seja, é a maneira de administrar um negócio no intuito de alcançar as metas e os objetivos visando resultados planejados.

Era contemporânea

Iniciada com a Revolução Francesa, a Idade Contemporânea é caracterizada como o período de expansão do capitalismo a todo o globo. Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da História, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais.

Qual a relação entre gestão e tecnologia?

É inegável que todos os tipos de organizações necessitam da tecnologia e que não há como retroceder nesta estrada, pois, não é possível gerir um negócio sem ter dependência da inovação e tecnologia neste momento da história moderna.

O que por conclusão, exige-se e exigirá ainda mais trabalhadores qualificados e que sejam alfabetizados em tecnologia.

Atualmente, estima-se de acordo com dados da pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ), que o principal desafio apontado por 61% dos empresários foram a questão de mão de obra qualificada.

A Pandemia da COVID-19 já evidenciou que para haver mudança real nas relações de trabalho é preciso investir em tecnologia, capacitar pessoas para que possam ser capazes eficientemente de trabalhar de forma remota, tornando-as pessoas livres e independentes de padrões pré-estabelecidos.

Porque o analfabetismo tecnológico impacta a gestão nas organizações?

Quando uma organização decide inovar seus produtos e serviços, alinhando-se ás novas demandas de mercado global, é preciso ter profissionais que estejam aptos a conduzirem as estratégias e práticas operacionais com emprego de ferramentas, máquinas, métodos e recursos de tecnologia,.

Ao contrário, estarão fadadas a fracassarem e se tornarem obsoletas, o que por consequência as farão desaparecerem.

Pode-se observar que quanto menos uma organização investe em tecnologia e conhecimento organizacional tecnológico, menor é a sua capacidade de gerir mudanças, isso não apenas em gestão estratégica, mas em todos os níveis da organização.

Por isso, ao decidir investir em sistemas de Gestão ISO (9001, 14001, ISO 45001 e muitos outros), as organizações precisam compreender antes, o quanto estarão dispostas a investir em tecnologia para geração de valor para suas partes interessadas.

O que pode ser feito para minimizar os impactos causados pelo analfabetismo digital na economia?

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, isso significa 65,6 milhões de domicílios conectados, portanto, 5,8 milhões a mais do que em 2019; que 90% dos lares brasileiros já tem acesso à internet no Brasil, aponta pesquisa.

Isso já aponta um horizonte, pois sem conectividade, não haverá alfabetizados tecnológicos, tão pouco, ações efetivas de mudanças no ensino que promovam a mudança desejada para sociedade.

No entanto antes se serem considerados alfabetizados em tecnologia, precisam ser alfabetizados no ensino básico. De acordo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Pnad (2019, IBGE):

  • 11,1% dos brasileiros acima de 40 anos são analfabetos
  • cerca de 900 mil estão na escola (Censo Escolar de 2022);
  • e outros 600 mil são alunos no ensino superior (Censo de Educação Superior de 2021).

Quais são as mudanças em curso?

Zona rural – A pesquisa mostra, ainda, crescimento na conectividade em áreas rurais, que saiu de 57,8% e chegou em 74,7% dos domicílios em 2021. Vale ressaltar que grande parte dos compromissos do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, têm relação com a ampliação da conectividade no interior do país, como expansão do 4G e do backhaul de fibra óptica.

Usuários – Entre os 183,9 milhões de pessoas com mais de 10 anos de idade no país; 84,7% utilizaram a internet no período de referência da Pnad TIC, em 2021. Em 2019, esse percentual era de 79,5%. Isto é, os brasileiros usuários de Internet já formam um contingente de 155,7 milhões, o que representa mais 11,8 milhões de usuários de Internet em relação a 2019.

Faixas etárias – A proporção de pessoas conectadas também aumentou em todos as faixas etárias. Para o grupo de 60 anos ou mais, passou de 44,8% para 57,5%. Este foi o maior crescimento proporcional apresentado no levantamento, superando, pela primeira vez, os 50% na faixa etária. Uma das possíveis explicações é a pandemia de Covid-19, que teria levado os idosos a acessarem mais a internet em função das medidas de isolamento social. Para a população de 50 a 59 anos, esse percentual também subiu significativamente: de 74,4% para 83,3%.

Meios usados – Pela primeira vez desde o início da série histórica, mais pessoas utilizaram a Internet para conversar por chamadas de voz ou vídeo (95,7%) em comparação com o envio ou recebimento de mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail (94,9%).

REFERÊNCIAS:

MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete analfabetismo tecnológico. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/analfabetismo-tecnologico/>. Acesso em 03 mai 2023.

Id on Line Rev. Psic. V.16, N. 63, p. 156-173, Outubro/2022 - Multidisciplinar. ISSN 1981-1179-Edição eletrônica em http://idonline.emnuvens.com.br/id

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-02/sebrae-identifica-falta-de-mao-de-obra-no-setor-de-ti-do-rio

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