10 benefícios reais da certificação ISO

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De acordo com a ISO, as pequenas e médias empresas encontram nos padrões internacionais as ferramentas para aprimorar seus processos, e por consequência seus produtos e serviços. Dentre os benefícios reais apontados pelas empresas, que empregam de 3 a 48 pessoas, foram registrados 10 benefícios, que são descritos a seguir.

1 Melhora a qualidade de bens e serviços

Conduzir um negócio que fornece serviços especializados exige rigoroso conhecimento de normas técnicas, que por sua vez, ajuda a melhorar a qualidade de produtos e serviços.

O compromisso com um processo de implementação e certificação ISO fornece a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de novas práticas e deixa claro para os clientes quanto à qualidade final de bens e serviços produzidos sob normas padronizadas e reconhecidas pelo mercado global.

2 Ajuda a impulsionar o crescimento, cortar custos e aumentar lucros

Os padrões ISO favorecem encontrar novos mercados para produtos e tornar a produção e manuseio de materiais e insumos mais segura.

Inevitavelmente, implementar um padrão representa um custo para qualquer empresa, mas estes são rapidamente recuperados através da criação novos produtos e incorporando novos processos em linha com a orientação da norma.

3 Gera vantagem competitiva

Adotar um padrão responsável e reconhecido internacionalmente é essencial para todo tipo de negócio.   

Padrões de alto nível, embora seja desejo de muitos, a decisão de adotá-los deve se estratégica; e compreender o que isso significa para clientes e consumidores, e qual valor eles atribuem a este diferencial.

É inevitável que grandes corporações adotem padrões internacionais, antes que as pequenas e médias empresas, mas isso a cada dia, torna-se uma decisão estratégica, pois o mercado global é para todos.

Clientes maiores, que exigem certificação ISO de seus fornecedores, gera um círculo virtuoso de certificações, elevando o nível dos competidores e gerando valor para toda cadeia. 

4 Abre novos mercados para exportação de bens e serviços

Padrões harmonizados tornam o acesso ao mercado mais fácil, especialmente para as Pequenas e Médias empresas, devido ao custo reduzido e tempo. Ainda, os padrões podem melhorar reconhecimento da marca e dar aos clientes a garantia de que a gestão é confiável. Para penetração global no mercado necessariamente requer padronização.

5 Conquista de novos clientes e manutenção de negócios

Alicerces sólidos são os ingredientes de uma boa gestão de negócios e os padrões ISO fornecem a base para pequenas empresas que desejam para expandir sua base de clientes.

Aplicando a gestão por meio dos padrões ISO 9001, por exemplo, melhora a qualidade de processos e reduz os custos incorridos por boas práticas. Isso pode criar oportunidades de negócios que não estavam disponíveis antes.

6 Competição com maiores empresas

Como uma pequena empresa com apenas grandes concorrentes na indústria, tem de produzir um nível de qualidade que excede o que a concorrência está fazendo.

A escalabilidade é imperativa se uma empresa acelerar a produção e competir com os grandes players, e o padrão ISO adequado proporciona maior controle do processo.

7 Aumento da credibilidade e confiança dos clientes

Com sistemas abrangentes em vigor, gerenciamento de continuidade de negócios e certificações; as marcas se tornam mais fortes, mais resiliente e os negócios mais sustentáveis; protegendo os interesses de clientes e outras partes interessadas. 

Responder a situações adversas em momentos de crise com agilidade e eficiência, difere as organizações que se mantem e as que sucumbem aos desafios da nova economia global.

8 Aprimora processos de negócios e aumenta a eficiência

Obter uma certificação ISO 50001, por exemplo, pode aumentar a credibilidade e mostrar o compromisso. da organização com a questão energética, que está no cerne da questão ambiental em todo mundo.

Assim, a certificação em gestão energética, torna as metas mais claras, envolvendo parceiros, fornecedores, clientes em um objetivo comum, criando um ambiente de cooperação, onde todos ganham. 

9 Fortalece o discurso de Marketing

Os padrões ISO são reconhecidos em todo mundo por serem um conjunto de normas testadas e aprovadas por diferentes áreas da sociedade, e tal fato é sem dúvida contribui para que clientes e consumidores vejam valor ao adquirir bens e serviços de empresas que os adotam como parte de suas estratégias, e fortalece o discurso de Marketing, por meio do engajamento.

A conformidade com todos os aspectos de saúde, segurança e desempenho, é fundamental para o sucesso, reforçando a proposta de venda em um ambiente competitivo.

10 Cria um ambiente para ESG

Os padrões ISO não apenas ajudam a cumprir os regulamentos; em conjunto com a certificação de terceiros por um organismo de certificação credenciado; eles também contribuem para demonstrar a potenciais clientes e autoridades que a empresa está fazendo o melhor ao seu alcance e fornecendo produtos ou serviços de qualidade.

Muitos segmentos de mercado já tornaram a certificação em padrões ISO requisitos para contratação; bem como autoridades reguladoras tem adotado os padrões ISO como referência ao decidir por conceder autorizações legais para operações em seus países.

E isso, torna ainda, mais evidente que o caminho para adoção de práticas de governança, sustentabilidade e atendimento legal; é sem dúvida vital para manutenção das operações comerciais em todo mundo.

Conclusão

Não é por falta de razões reais que muitas organizações não consideram os padrões ISO em suas estratégias; mas sim; por considerarem que tais padrões demandam alto investimento, são burocráticas e demandam tempo para gerarem o retorno que desejam.

No entanto, é preciso salientar; que os padrões ISO não demandam alto montante financeiro, que são padrões baseados nas melhores práticas, que são atuais e estão em constantes revisões e atualizações com as demandas da sociedade.

Ainda, que não se trata de burocracia, mas de gestão eficiente; de otimização de processos, de redução de perdas; de aumento de produtividade, de geração de novos negócios; e que mudar é preciso e necessário para a fortalecer a cultura organizacional contra os desafios da nova economia.

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