Método SMART: definindo objetivos e metas inteligentes

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O Método SMART

Seja no ambiente corporativo ou pessoal, os objetivos e metas permeiam a vida de todos, em menor ou maior escala; eles fornecem foco e  direcionamento, não havendo restrições quanto ao que se deseja alcançar. 

O Método SMART, trata-se de um acrônimo que significa Específico, Mensurável, Alcançável, Realista e Oportuno.

Assim, uma meta SMART incorpora todos esses parâmetros para focar os esforços e elevar as possibilidades de se atingir um objetivo.  

Metodologia SMART
Metodologia SMART

Diferença entre Meta e Objetivo

Muitas organizações possuem desejos de alcançar grandes objetivos, com metas desafiadoras; o que é recomendável para que se possa promover melhorias e atingir um novo patamar.

No entanto, se faz necessário discernir entre o que é viável no momento presente e possível de ser alcançado diante dos inúmeros fatores  que impactam as operações cotidianas das organizações. 

Além disso, comparativamente poucas pessoas têm objetivos tangíveis; a maioria tem consciência de que as coisas poderiam ser melhoradas, mas apenas idéias vagas sobre como obter essas melhorias.

É importante tem claro o que são as metas e os objetivos, para que possam ser reconhecidos e mensurados adequadamente.

Comparativo entre meta e objetivo

Entendendo o método SMART para definir metas inteligentes

Específica

Metas específicas têm uma chance significativamente maior de serem alcançadas. Para tornar uma meta específica, as cinco perguntas “W” devem ser empregadas:

  • Quem: quem está envolvido nesse objetivo?
  • O que: O que eu quero realizar?
  • Onde: Onde esse objetivo deve ser alcançado?
  • Quando: Quando eu quero alcançar esse objetivo?
  • Por que: por que eu quero alcançar esse objetivo?

Basicamente, quanto mais você puder se concentrar nas especificidades, mais alcançável será a meta.

Mensurável

Uma meta SMART deve ter critérios para medir o progresso. Se não houver critérios, não poderá determinar seu desempenho e se está no caminho certo para alcançar o objetivo.

Não faz sentido ter e medir uma meta impossível de alcançar. Portanto, outro critério para uma meta SMART é discernir se a meta que você definiu é realista.

Você quer ir além do que você acha que é possível (porque nada é alcançado por se jogar com segurança), mas não tão longe que o projeto se desmorone.

Você deve conhecer bem seus recursos e perguntar se essa meta pode ser alcançada, considerando as restrições sob as quais você está trabalhando, que incluem programação e custos.

Para tornar um objetivo mensurável, pergunte-se:

  • Quantos / quanto?
  • Como sei se atingi meu objetivo?
  • Qual é o meu indicador de progresso?

Alcançável

Uma meta SMART deve ser alcançável e atingível. Isso ajudará você a descobrir maneiras de realizar esse objetivo e trabalhar para alcançá-lo. A atingibilidade do objetivo deve ser ampliada para fazer você se sentir desafiado, mas definida o suficiente para que você possa realmente alcançá-lo.

Para que um objetivo seja SMART, ele deve ser mensurável e, para acompanhar seu progresso em direção ao seu objetivo, você precisa saber como mensurá-lo. Isso mantém você no caminho certo e o motiva a terminar a tempo. Portanto, para ter sucesso, você precisa monitorar e avaliar regularmente seu progresso.

Além disso, você deve saber como saber quando alcançou essa meta, para não perder tempo depois de atingido. Basicamente, você deve configurar métricas para medir seu progresso. Os marcos do projeto podem ajudar a quebrar uma linha do tempo se um projeto se estender por alguns meses.

Pergunte a si mesmo:

  • Tenho os recursos e as capacidades para atingir a meta? Se não, o que estou perdendo?
  • Outros já fizeram isso com sucesso antes?

Realista

Um objetivo SMART deve ser realista, pois o objetivo pode ser alcançado realisticamente, considerando os recursos e o tempo disponíveis. Um objetivo SMART provavelmente é realista se você acredita que pode ser alcançado. Pergunte a si mesmo:

  • O objetivo é realista e está ao alcance?
  • A meta é alcançável considerando o tempo e os recursos?
  • Você é capaz de se comprometer a alcançar a meta?

Oportuno

Uma meta SMART deve ter um prazo, pois possui uma data de início e término.

Uma meta SMART sempre estará relacionada ao tempo, pois muitas vezes não é possível atingir as metas sem um prazo. Um prazo serve como um grande motivador e pode fornecer contexto para você reconhecer as várias tarefas necessárias para atingir esse objetivo no tempo previsto. Portanto, fornecer restrições de tempo à meta ajuda a mantê-lo no caminho certo.

Naturalmente, você deve responder perguntas, como: quando o objetivo deve ser alcançado? Em seguida, fique mais específico: em seis meses, seis semanas, seis dias? Sem um prazo, você não pode elaborar um plano, e a meta nunca será alcançada

Se o objetivo não for limitado pelo tempo, não haverá senso de urgência e motivação para alcançá-lo. Pergunte a si mesmo:

  • Meu objetivo tem um prazo?
  • Quando você deseja atingir seu objetivo?

O objetivo agora está definido, mensurável e alcançável, mas é relevante? Uma meta SMART precisa ser relevante, e isso não significa apenas para você, mas para a organização em geral.

Isso significa que seu objetivo, mesmo depois de atender a todos os critérios anteriores, deve agora se alinhar com outros objetivos relevantes, porque o sucesso requer o apoio e a assistência de todos da equipe do projeto. Portanto, ele deve trabalhar em congresso com outras partes do projeto e com a estratégia geral da organização.

Aplicação do Método SMART

SMART pode se aplicar a qualquer objetivo.

Qualquer que seja o objetivo, execute-o no SMART para descobrir se vale a pena o tempo e o esforço. Primeiro, seja específico: qual é o projeto e qual produto, serviço ou problema ele está abordando?

Então, como você pode medir o progresso desse projeto? O que você deseja alcançar e em que data? Depois, trabalhando para trás, você pode configurar uma lista de tarefas e uma métrica para verificar se está seguindo esse cronograma. Basicamente, você está criando um painel de projeto para medir os vários aspectos do projeto em relação a uma linha de base criada no estágio de planejamento.

Em termos de se isso pode ou não ser alcançado, verifique se a organização está presente no projeto. O projeto terá que se alinhar com a estratégia geral da empresa. Mas isso também é relevante? De fato, o projeto resolverá um problema ou produzirá um produto ou serviço útil?

Objetivos reativos e proativos

Os objetivos precisam ser equacionados no ambiente organizacional, pois melhorias são necessárias e correções, também. No entanto, é preciso ter em mente que a reação não teve tomar mais tempo do que as melhorias, pois assim, indicaria que que sua organização pode não estão no caminho certo para geração de valor.

Características de objetivos reativos e proativos.

5 atitudes para definir e conduzir metas SMART

Atitudes para conduzir metas SMART

Embora ser realista faça parte do processo, é importante não deixar que uma atitude cínica refreie seus esforços. Seja positivo. O que você quer alcançar? Pense grande; você sempre pode recuar, se necessário. Pelo contrário, é difícil expandir uma ideia conservadora.

A grande vantagem de usar o SMART como um método para definir suas metas de projeto é que não é um exercício tedioso. Pode ser divertido, e sempre deixará você com mais informações sobre seus objetivos.

Seja flexível com suas metas SMART, se necessário.

Todas essas informações serão combinadas para ajudá-lo a definir e alcançar as metas SMART. Mas lembre-se, os critérios SMART não são esculpidos em pedra. Pode ser flexível e está aberto a revisão, conforme necessário. Portanto, monitore e avalie as principais métricas à medida que seu projeto avança para garantir que a meta que você definiu seja realmente inteligente!

Definindo metas SMART

Faça uma planilha guia para ajudar a manter o foco.

Específica

O objetivo deve indicar claramente o que deve ser alcançado, por quem, onde e quando deve ser alcançado. Às vezes, pode até indicar por que esse objetivo é importante. Nem todas essas perguntas se aplicam a todos os objetivos, mas é importante fazer todas as perguntas para para avaliar quão específico é seu objetivo e torná-lo o mais claro possível.

Mensurável

 A mensurabilidade se aplica ao resultado final e aos marcos ao longo do caminho para atingir uma meta. isto responde à questão da quantidade – quanto, quantas vezes?

Atingível

Em primeiro lugar, você deve acreditar que pode conseguir fazer o que está planejando fazer. 

Isso é igualmente importante ao definir metas para um grupo, como no cenário corporativo. Se o pessoas para as quais as metas estão sendo definidas não acreditam que sejam atingíveis, é improvável que trabalharão para alcançá-las.

O acordo e a participação no processo de definição de metas SMART são importantes nesses casos para garantir que a maioria das pessoas está satisfeita.

Em segundo lugar, os objetivos devem ser possíveis, todas as coisas sendo iguais. Não faz sentido definir uma meta para flutuar no ar e desafie a gravidade usando apenas sua mente, por exemplo. Não importa o quanto você tente isso, não ser alcançável.

Tenha cuidado, no entanto, para não se limitar ao que as outras pessoas acreditam ser alcançável ou não. Defina seus próprios padrões, entendendo suas próprias habilidades, pontos fortes e fraquezas.

Relevante

Seus objetivos devem ser relevantes para o que você deseja alcançar a curto e longo prazo. Compreender sua visão organizacional ou pessoal, missão e propósito é fundamental nesse sentido.

Às vezes, você pode ser tentado a fazer algo simplesmente porque é fácil e parece ótimo, apenas para descobrir mais tarde que isso não tem importância a longo prazo para o que você deseja alcançar como indivíduo ou uma organização.

Faça as coisas mais importantes e alinhadas com sua visão e missão de longo prazo

Oportuna

Às vezes, isso se sobrepõe ao objetivo específico, mas visa garantir que você estabeleça um prazo para seus objetivos. Alguém disse que um objetivo é um sonho com um prazo.

Simplesmente decidir quando você quer conseguir algo pode ser um bom motivador. Isso pode impedi-lo de procrastinar porque você sabe que está trabalhando dentro de um prazo.

Lembre-se:

O que não pode ser medido não pode ser gerenciado.
Peter Drucker

Isso geralmente é verdade quando se trata de objetivos. Às vezes é difícil medir uma meta, mas a tal vezes, geralmente existe uma medida indireta que pode ser aplicada.

Conclusão

Agora que o SMART está claramente definido, como você escreve suas metas? Bem, deve ficar óbvio agora que o processo começa com muitas perguntas. Faça perguntas para si mesmo, sua equipe e até as partes interessadas. As respostas a essas perguntas reduzirão suas opções e aprimorarão sua estratégia. A partir daí, as metas se tornarão claras e atingíveis

Referências:
Performance Appraisal. Disponível em: <https://www.ucop.edu/local-human-resources/_files/performance-appraisal/How%20to%20write%20SMART%20Goals %20v2.pdf>.
Making SMART goals smarter. Macleod, Les. (2013). Making SMART goals smarter. Physician executive. 38. 68-70, 72. Disponível em: <https://www. researchgate .net/publication/256098067_Making_SMART_goals_smarter/ citation/download>.
PM Quickguide SMART Goals Template. Disponível em:<https://hr. un.org  /sites/hr.un.org/files/SMART%20Goals%20Template_0_1.pdf>.
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S.M.A.R.T. Goals Made Simple: 10 Steps to Master Your Personal and Career Goals Paperback – March 4, 2014.
There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives. 
Disponível em: < https://community.mis.temple.edu/mis0855002fall2015 /files/2015/10/S.M.A.R.T-Way-Management-Review.pdf>.


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