Processo de Auditoria Interna: geração de valor e melhoria

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O processo de Auditoria Interna é definido pela ISO (Organização Internacional de Padronização), como a efetiva demonstração do nível de prioridade dada ao sistema de gestão da qualidade, gestão ambiental, gestão de saúde e segurança ocupacional, dentre outros; em que as auditorias internas são obrigatórias.

As diretrizes para auditoria de sistemas de gestão, que determina os requisitos para auditores e auditorias estão contidas na Norma ISO 19011:2018.

O que é Auditoria?

Auditoria é processo sistemático, independente e documentado para obter evidência objetiva e avaliá-la
objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos (ISO 19011:2018).

A Auditoria Interna também pode ser denominada como Auditoria de Primeira Parte, quando conduzidas pela própria, ou em nome da organização auditada.

Processo de Auditoria Interna

Antes que um processo de Auditoria Interna se inicie é preciso ter um Programa de Auditoria, assim, partindo do princípio que uma organização, o tenha definido, pode-se tratar da Auditoria Interna apropriadamente.

O processo deve seguir as etapas:

processo de auditoria interna
Processo de auditoria interna

Relatório de Auditoria Interna

Por vezes, Auditores Líderes, reportam que os relatórios evidenciados em suas auditorias, não atendem aos requisitos das normas de Sistemas de Gestão ou as determinações da ISO 19011.

A razão está no fato de que os relatórios não existem de fato, o que se encontra, são listas de verificação, com marcações de “Conforme” ou “Não Conforme”; e isso de fato não se trata de um relatório de auditoria.

De acordo com o INMETRO(2020), um relatório de auditoria interna, deve trazer a descrição do contexto da conformidade ou da não conformidade, para que o cliente da auditoria e seus auditados; possam por meio das ponderações do auditor(es), compreender e melhorar a partir daí, agindo de maneira assertiva sobre os eventos evidenciados.

Auditoria Interna e geração de valor

O objetivo de uma Auditoria Interna deve ser claro, e não servir apenas para cumprir uma obrigação normativa; para alcançar o propósito, ao qual se destina, é preciso dar a ela, o valor que merece; igualmente proporcional ao que pode gerar para organização. Analisando em outra ótica, que sentido faria, investir em auditoria interna, se não gerará valor? Não faria sentido algum.

A auditoria interna é o momento da verdade do Sistema de Gestão, quando determinará extensão da conformidade do sistema de gestão, ou parte(s) dele, com os critérios de auditoria.

Ainda, deve avaliar a capacidade do sistema de gestão de auxiliar a organização a atender os requisitos
regulamentares e estatutários pertinentes, e outros requisitos com os quais a organização esteja comprometida.

A Auditoria Interna deve servir suficientemente para avaliar a eficácia e eficiência do sistema de gestão auditado, identificando oportunidades potenciais para melhoria da organização como um todo.

O relatório deve deixar claro sobre a capacidade do sistema de gestão em estabelecer e alcançar objetivos, bem como em abordar riscos e oportunidades eficazmente, em um contexto de mudança, incluindo a implementação das ações relacionadas.

Dessa maneira, poderá gerar valor para todas as partes interessadas e para própria organização.

Conclusão

Devido a enorme quantidade de empresas e consultores à disposição no mercado, as auditorias internas de sistemas de gestão passaram a ser alvo de uma disputa acirrada, claro, faz parte do mercado.

No entanto, é importante salientar, que a guerra de preços, não pode servir como único critério para uma organização decidir quem contratar. Para que seja justo, é importante que a tomada de decisão leve em consideração, o quanto de fato, gerará valor para a organização.

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