Publicação: 04/03/2024 | Por: Editorial Vertile | E-mail: [email protected]
A ISO publicou no mês de fevereiro de 2024, alteração à norma ISO 9001:2015, para aplicação imediata.
Do que trata a ISO 9001?
A SO 9001:2015 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade quando uma organização:
a) precisa demonstrar sua capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos legais e regulamentares aplicáveis, e
b) visa aumentar a satisfação do cliente através da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria do sistema e a garantia da conformidade com o cliente e com os requisitos legais e regulamentares aplicáveis.
Todos os requisitos da ISO 9001:2015 são genéricos e pretendem ser aplicáveis a qualquer organização, independentemente do seu tipo ou tamanho, ou dos produtos e serviços que fornece.
O que mudou na ISO9001 com a alteração 2024?
Foram feitas atualizações significativas para sublinhar a importância de abordar as alterações climáticas nos sistemas de gestão da qualidade. Esse ajuste reflete um crescente reconhecimento global da necessidade de que a sustentabilidade ambiental seja uma consideração central nas operações e estratégias organizacionais.
O que a Qualidade tem a ver com mudanças climáticas?
Tudo!!! A ISO 9001 se aplica a todo tipo e porte de negócios. Se a sociedade por meio dos negócios geram impacto ao meio, então, quando produzir, prestar serviços ou executar quaisquer ações que possam causar impacto, deve considerar os princípios que norteiam todo desenvolvimento.
Assim sendo, não há como produzir, sem interferir no meio; e por isso, as organizações devem determinar se as alterações climáticas são uma questão relevante.
Bem como, se partes interessadas (stakeholders) relevantes podem ter requisitos relacionados com as alterações climáticas.
Esta norma ISO 9001:2015/AMD 1:2024: Integrando as mudanças climáticas em Gestão da Qualidade será substituída pela ISO/WD ISO/WD 9001 Sistemas de gestão da qualidade Requisitos com orientação para uso.
Na prática, o que realmente muda?
A questão relacionada a mudanças climáticas já estava diluído dentro da norma; já estava implícito que isso deveria ser abordado; mas agora está claro.
Ao explicitar sobre mudanças climáticas na norma ISO 9001:2015, fica evidente o propósito de incentivar as organizações a:
- Considerar o impacto das mudanças climáticas em suas operações e objetivos estratégicos.
- Empenhar com as partes interessadas para entender e abordar quaisquer requisitos relacionados às mudanças climáticas.
- Integrar sustentabilidade e responsabilidade ambiental em seus sistemas de gestão da qualidade.
Quais cláusulas da ISO 9001 foram alteradas?
1. Seção 4.1 – Entendendo a Organização e seu Contexto:
A alteração específica introduzida pela ISO 9001:2015/Amd 1:2024 é a adição da seguinte frase no final da subcláusula:
- “A organização deve determinar se a mudança climática é uma questão relevante.”
Esse ajuste obriga as organizações a considerar ativamente as implicações das mudanças climáticas em suas operações, garantindo que seus sistemas de gestão da qualidade sejam resilientes e adaptáveis aos desafios ambientais.
2. Seção 4.2 – Entendendo as Necessidades e Expectativas das Partes Interessadas:
Uma nova nota foi adicionada ao final desta subcláusula, enfatizando a relevância das mudanças climáticas para as expectativas das partes interessadas:
- “NOTA: As partes interessadas relevantes podem ter requisitos relacionados com as alterações climáticas.”
Esta nota destaca a necessidade de as organizações estarem cientes e responsivas a quaisquer requisitos ou expectativas relacionados às mudanças climáticas de seus stakeholders, integrando ainda mais as considerações ambientais no processo de gestão da qualidade.
A ISO 9001:2015 vai ser revisada?
Sim. A ISO está em fase de revisão da ISO 9001:2015, você pode acompanhar o processo por meio da página da ISO em https://www.iso.org. Veja a seguir a situação atual da revisão da ISO 9001:2015.
Conclusão
Essa mudança não apenas ressalta a importância da gestão ambiental, mas também posiciona as organizações para serem mais resilientes, responsáveis e com visão de futuro em suas operações.
Então, na prática o que deve-se fazer é o que já deveria ter sido feito; no entanto, não estava claro. Agora que está, as organizações precisam revisar sua Gestão da Qualidade abordando o tema mudanças climáticas de forma que se possa demonstrar como o tema está inserido em seus contexto, e pronto!!!!