ISO 22301:2019-Segurança e resiliência — Sistemas de gestão de continuidade de negócios (Business Continuity Management System(BCMS)
A velocidade da mudança nunca foi tão sentida, como neste século, não vivemos nem uma década, e o sentimento é de que chegamos a um nível de transformação, que não se pode negar que é um caminho sem volta.
Os fatos são tão evidentes, que embora, alguns adeptos do Negacionismo Sistêmico, insistam em ignorá-los, eles não deixam ser verdadeiros.
O propósito
De acordo com a ISO 22301, o BCMS tem o propósito de preparar, fornecer e manter controles e recursos para gerenciar a capacidade geral de uma organização de continuar a operar durante interrupções. Para conseguir isso, a organização:
O objetivo de um BCMS é preparar, fornecer e manter controles e recursos para gerenciar a capacidade geral de uma organização de continuar a operar durante interrupções. Para conseguir isso, a organização precisa:
a) de uma perspectiva de negócios:
1) apoiar seus objetivos estratégicos;
2) criar vantagem competitiva;
3) proteger e melhorar sua reputação e credibilidade;
4) contribuir para a resiliência organizacional.
b) de uma perspectiva financeira:
1) redução da exposição jurídica e financeira;
2) redução de custos diretos e indiretos de interrupções.
c) na perspectiva das partes interessadas:
1) proteger a vida, a propriedade e o meio ambiente;
2) considerando as expectativas das partes interessadas;
3) fornecer confiança na capacidade da organização de ter sucesso.
d) de uma perspectiva de processos internos:
1) melhorar sua capacidade de permanecer eficaz durante as interrupções;
2) demonstrar controle proativo dos riscos de forma eficaz e eficiente;
3) abordar vulnerabilidades operacionais.
Mudança e resistência
Resistir à mudança não é uma opção, a menos, que se deseje ficar pelo caminho e deixar de existir. Quando trata-se de mudança, é inegável que muitos e nós humanos, e por consequência as as organizações, formadas por pessoas, também refletem o que seus indivíduos carregam como valores e saberes.
No entanto, como manter um negócio vivo neste século, se não houver uma transformação de mentalidade (mindset)?
Os recursos disponíveis estão cada vez mais escassos, localização geográfica perdeu o sentido, o conhecimento não tem fronteira ou limite, as organizações tornaram-se agentes de transformação social.
A conectividade humana atingiu um patamar de integração, que máquinas e humanos, são elementos interdependes, criando uma simbiose jamais imaginada.
A segurança da informação e proteção de dados tornaram-se elementos determinantes para a continuidade dos negócios.
A quem se aplica a ISO 22301?
A ISO 22301 é aplicável a todas as organizações, independentemente do tamanho, setor ou natureza do negócio. Também é relevante para os organismos de certificação e reguladores, pois permite que eles avaliem a capacidade de uma organização de atender aos seus requisitos legais ou regulatórios.
A ISO 22301 é útil para a continuidade dos negócios e profissionais de risco, diretores da cadeia de suprimentos, gerentes de auditoria e associados, desenvolvedores de relatórios de responsabilidade social corporativa, órgãos reguladores e qualquer outra pessoa envolvida ou interessada na continuidade dos negócios.
Quais os benefícios para as organizações?
A ISO 22301 engloba as melhores práticas internacionais para ajudar as organizações a responder e se recuperar de interrupções de maneira eficaz. Isso significa custos reduzidos e menos impacto no desempenho dos negócios, caso algo dê errado. Além do mais, empresas com vários locais ou divisões podem contar com a mesma abordagem consistente em toda a organização.
A ISO 22301 também oferece uma visão clara e detalhada de como uma organização opera, oferecendo percepções valiosas que são úteis para o planejamento estratégico, gerenciamento de riscos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, transformação de negócios e gerenciamento de recursos; e muito mais.
Melhor desempenho comercial e resiliência organizacional.
A capacidade de assegurar aos clientes, fornecedores, reguladores e outras partes interessadas que a organização possui sistemas e processos sólidos para a continuidade dos negócios.
Como integrar a ISO 22301 na gestão organizacional?
A ISO 22301 possui uma estrutura, que a Organização Internacional de Padronização (ISO) estabeleceu em 2012 como o modelo estruturado de Alto Nível (Anexo SL), que aplica-se a todos os padrões ISO, o que significa que todos têm a mesma estrutura. Essa estrutura é projetada para facilitar a integração de novos tópicos de gestão em uma gestão estabelecida da organização.
Assim, não há restrições para a adoção do padrão ISO 22301:2019-Segurança e resiliência — Sistemas de gestão de continuidade de negócios.
Como dar o primeiro passo?
Antes mesmo do primeiro passo, é preciso ter a base fundamental de qualquer processo de gestão, o comprometimento e engajamento da Alta Direção, que garanta por meio do exemplo, a importância dessa mudança para os demais níveis da organização. Partindo desse contexto, alguns pontos vitais:
- o sistema de gerenciamento de continuidade de negócios deve ter o suporte legítimo de todos os níveis de liderança, que demonstre por meio de práticas consistentes a importância e prioridade do sistema de gestão da continuidade do negócio;
- disponibilidade dos recursos necessários;
- análise profunda do contexto da organização, identificando seus principais desafios frente a governança no momento presente; e
- buscar e desenvolver o conhecimento necessário.
É possível obter certificação em ISO 22301?
A certificação ISO 22301 não é um requisito da norma, mas pode ser uma ferramenta útil para demonstrar que sua organização atende aos critérios e adotou as melhores práticas internacionais, o que gera diferencial competitivo por meio do valor que agrega a toda Cadeia de Valor.