Certificado ou Sistema de Gestão ISO?

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De acordo com pesquisa da Organização Internacional de Normalização-ISO (2019), são mais 1,5 milhões de organizações que possuem certificação ISO em todo mundo.

Certificação ISO não é despesa, é investimento. Ninguém consegue os melhores resultados de desempenho sem esforço contínuo; a verdade está no dia a dia e não apenas antes da próxima auditoria.

A Tabela ao lado mostra os números de sites (unidades de negócios) certificados no Brasil de acordo com a pesquisa ISO(2019).

Observe que são tipos diferentes de sistemas de gestão, sendo o maior volume para ISO 9001, que trata de Sistemas de Gestão da Qualidade.

Para conhecer os resultados da a pesquisa completa, acesse: Committee 09. ISO Survey of certifications to management system standards – Full results

A pergunta parece ser capciosa, não? Se uma empresa busca a certificação ISO, parece óbvio que deseja ter um sistema de gestão estruturado de acordo com as exigências da norma desejada, e por consequência, obterá a recomendação para obter o Certificado da ISO. Certo? Não, errado. Então, o que isso significa? Vamos lá.

O que motiva uma empresa a buscar certificação ISO?

Por mais de 20 anos tenho ouvido, que as empresas desejam a certificação ISO, seja para Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional, Segurança dos Alimentos, e muito mais. Mas o que as motiva a tomar essa decisão, isto é outra história.

Já vi, vivi e senti muitas emoções, quando se trata de motivação para ter um Sistema de Gestão certificado ISO.

Tudo dependerá da estratégia, e isso parece ser satisfatório, quando se fala de negócios. Por outro lado, considero que deve haver algo mais. E este elemento adicional é o significado em si. Digo isso, porque não importa a razão relacionada ao negócio, mas o que está por dentro, ou seja, de dentro para fora das organizações.

Se uma empresa busca apenas um “Certificado”, me refiro a um pedaço de papel físico ou digital, não importa; o sentido é “Um grande vazio de comprometimento, engajamento, emoção, coração e alma”. Será muito difícil, convencer àqueles que precisam estar engajados e comprometidos; pois tudo dependerá do exemplo; que deve ser seguido pelo “Topo” da organização.

Razões para obter certificação ISO

1) Promove as melhores práticas – as normas ISO dão acesso a práticas recomendadas reconhecidas internacionalmente para todo tipo e porte de negócio. Melhora a empresa e as pessoas que fazem parte e dependem dela.

2) Aumentar a produtividade – os padrões ISO não são obrigatórios, é decisão voluntaria da empresa adotá-los. Ao aderir aos padrões, a empresa deve definir, documentar e monitorar seus processos de negócios. Ainda, necessita estabelecer objetivos e garantir o monitoramento e melhoria. Isso resultará em um negócio enxuto e mais produtivo.

3) Manter clientes satisfeitos – os padrões ISO contribuem para manter os clientes satisfeitos, melhorando o gerenciamento de reclamações, o controle de qualidade e o monitoramento da satisfação do cliente.

4) Aumentar as receitas – a certificação pode ajudar o resultado final.

5) Ampliar os horizontes – Qual empresa não deseja atingir novos mercados? Todas. Muitos padrões são reconhecidos em todo o mundo e podem aumentar sua credibilidade com clientes em mercados internacionais.

6) Aumentar o comprometimento e engajamento – Se uma empresa decide adotar um modelo reconhecido internacionalmente; sinaliza aos funcionários em todos os níveis que está aberta às novas possibilidades. Indica o caminho que deseja seguir, dá o norte a seguir, direciona todos para um caminho de mudanças.

Salvo, exceções; que é inerente ao ser humano; posso afirmar; que depois uma empresa obter uma recomendação para certificação ISO, jamais será a mesma; tão pouco, as pessoas envolvidas. Sempre há uma transformação interior; que poderá resultar melhor satisfação no trabalho, rotatividade, absenteísmo, motivação dos funcionários e comunicação entre funcionários e lideranças.

7) Atestar diferencial competitivo – Não importa o porte da empresa; dentro do seu contexto; a certificação será útil para demonstrar a todas as partes interessadas; que trata-se de um diferencial para competir em mercados cada vez mais vorazes.

Sistema de Gestão de acordo com norma ISO sem certificação

Quando uma empresa não deseja uma certificação ISO; devido seu segmento de atuação ou por não ser uma exigência de partes interessadas; ou isso não estar presente em sua estratégia. O simples fato de implantar e implementar uma norma ISO, seja qual for mais apropriada ao seu ramo de atuação; fará grande diferença.

Qualquer empresa pode adotar uma norma ISO em sua gestão; sem que necessariamente deseje obter uma certificação. Isso é apenas desejar ser melhor do que seus concorrentes e gerar valor para o negócio, mantendo sua sustentabilidade.

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