Você precisa saber sobre a ISO 45001-Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional

Proportion

Análise

Ao analisar o contexto da norma certificável ISO 45001-2018-Sistema de SSO-Saúde e Segurança Ocupacional, podemos concluir do que realmente se trata um sistema de gestão desta natureza.

Não importa o porte ou segmento de sua organização, todas podem tomar a decisão de adotar uma metodologia de gestão internacional.

O que significa que a organização reconhece sua responsabilidade pela saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores e outros que podem ser afetados por suas atividades. 

O papel da liderança na ISO 45001

Assumir verdadeiramente o papel de líder em saúde e segurança nas organizações; não é tarefa fácil.

Definitivamente, cabe à Alta Direção, o papel de transformar o ambiente organizacional; como também, compreender a importância de seu comprometimento com a mudança que deseja.

Muito além de um sistema de gestão de SSO, as ações práticas de uma organização pode gerar valores incomensuráveis na vida dos indivíduos e de toda cadeia de produção.  

Não é novidade, que muitas organizações adotam métodos de gestão certificáveis para obter diferencial competitivo e alcançar novos mercados. Conduto, sem pessoas seguras e saudáveis, isso será efêmero. 

Somente as organizações que perseveram na busca de  melhorias, sobrevivem às águas turbulentas da nova economia; tenha em mente que as práticas organizacionais devem refletem suas estratégias e planos,senão, serão como produtos e serviços inócuos e que não geram sentido de pertencimento de suas partes interessadas. 

Qual a estrutura da ISO 45001?

A ISO 45001 segue o padrão de alto nível  ANEXO SL e aborda:

1  Escopo

Especifica os requisitos para um sistema de gerenciamento de saúde e segurança ocupacional (SSO) e fornece orientações para seu uso, para permitir que as organizações ofereçam locais de trabalho seguros e saudáveis, prevenindo lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho, além de melhorar proativamente seu SSO. desempenho.

Aplicação

ISO ISO 45001-2018-Sistema de SSO-Saúde e Segurança Ocupacional, é aplicável aos riscos sob o controle da organização, levando em consideração o contexto em que a organização opera.

Ainda, qualquer organização que deseje estabelecer, implementar e manter um sistema de gestão de SSO para melhorar a saúde e segurança no trabalho pode adotá-la. E consequentemente:

  • eliminar perigos;
  • minimizar os riscos de SSO (incluindo deficiências do sistema);
  • aproveitar as oportunidades;
  • implementar ações de maneira planejada;
  • melhorar e gerar valor às suas partes interessadas.

Ainda, ajuda a organização a alcançar os resultados pretendidos do seu sistema de gerenciamento de SSO.

Resultados

Para garanti que a política de ISO 45001-Sistema de SSO da organização alcance os resultados pretendidos de um sistema de gerenciamento de SSO deve incluir:

a) melhoria contínua do desempenho em SSO;

b) cumprimento de requisitos legais e outros requisitos;

c) alcance dos objetivos de SSO.

O documento é aplicável a qualquer organização, independentemente de seu tamanho, tipo e atividades.

Além do mais, a organização não deve ignorar as necessidades e expectativas de seus trabalhadores e de outras partes interessadas.

Permite também, que uma organização, por meio de seu sistema de gestão de SSO, integre outros aspectos de saúde e segurança, como o bem-estar do tralhador.

A norma ISO 45001  pode ser usada no todo ou em parte para melhorar sistematicamente o gerenciamento de saúde e segurança ocupacional e deve deve considerar todos os seus requisitos incorporados ao sistema de gerenciamento de SSO de uma organização e devem ser cumpridos sem exceção.

2   Referências normativas

Não há referências normativas nesta norma.

3 Termos e definições

Neste item a norma  reforça o importante papel da  ISO e da IEC que mantêm bancos de dados terminológicos para uso na padronização que ajudam a compreender a norma e suas aplicações

4 Contexto da organização

De acordo coma ISO 45001-Sistema de SSO,  a definição do contexto de uma organização passa pelo entendimento  de suas questões internas e externas.

As questões, sejam elas, positivas ou negativas devem inevitavelmente fazer parte do sistema de SSO.

As necessidades e expectativas das partes interessadas, devem fazer parte da definição do escopo e da definição de seus processos de SSO.

5 Liderança e participação dos trabalhadores 

Aqui são abordados os requisitos necessários para demonstrar o comprometimento da Alta Direção, conscientização, competências, capacidade de resposta, alcance dos resultados, cultua organizacional, participação ativa dos trabalhadores em SSO e seu papel na construção de uma cultura prevencionista.

Também contempla o que é necessário para definição de uma política de SSO aderente à ISO 45001. E traz as demandas sobre a definição de funções, responsabilidades e autoridades organizacionais.

6 Planejamento

Neste tópico a norma enfatiza o planejamento como o elemento essencial para alcançar e manutenção do sistema de SSO. Para garantir adequado alinhamento, é necessário abordar uma visão sistêmica e abrangente considerando a Seção 4: Contexto da organização. 

O planejamento deve possuir a essência do gerenciamento de riscos e oportunidades, que inclua a avaliação do processo de gerenciamento de riscos, como, onde e em que nível ele deve ser aplicado.

7 Suporte

Depois de abordar o contexto, compromisso e planejamento, as organizações terão que olhar para o suporte que necessitam para atingir suas metas e objetivos.

Para garantir o suporte adequado a organização deve incluir:

  • recursos humanos;
  • naturais;
  • infraestrutura;
  • tecnologia;
  • financeiro;
  • sistemas de comunicação e tecnologia da informação;
  • sistemas de contenção de emergência;
  • competência;
  • conscientização;
  • comunicação;
  • informação documentada.

8 Operação

A maior parte dos requisitos do sistema de gestão está centrada nesta cláusula única.

Aqui estão previstos:

  • planejamento e o controle operacional;
  • eliminação de perigos e redução de riscos de SSO;
  • gestão da mudança;
  • aquisição de contratados e terceirizados;
  • preparação e resposta à emergências.

Essa cláusula traz grandes desafios para as equipes de gestão de saúde e segurança do trabalho. Daí, esteja preparado.

9 Avaliação de desempenho 

Aqui, as organizações precisam determinar o que, como e quando as coisas são monitoradas, medidas, analisadas e avaliadas.

Uma auditoria interna também faz parte deste processo para assegurar que o sistema de gestão esteja em conformidade com os requisitos da organização, e ainda, garantir que esteja implementado e mantido de maneira bem sucedida.

Finalmente, a revisão de gestão, observa se o sistema de gestão é  conveniente, adequado e eficaz.

10 Melhoria 

No ambiente de negócios, em que mudanças acontecem o tempo todo, e em alta velocidade, o planejado pode não se confirmar.

Depois, abordar os resultados da análise e avaliação de desempenho nas decisões para melhoria, é vital para o sucesso da gestão ISO 45001-2018-Sistema de SSO-Saúde e Segurança Ocupacional.

Exemplos de melhoria incluem ações corretivas, melhoria contínua, mudanças revolucionárias, inovação e reorganização.

Quer saber mais? Aprenda com a VERTILE!

Artigos relacionados

Deixe um comentário