Análise
Ao analisar o contexto da norma certificável ISO 45001-2018-Sistema de SSO-Saúde e Segurança Ocupacional, podemos concluir do que realmente se trata um sistema de gestão desta natureza.
Não importa o porte ou segmento de sua organização, todas podem tomar a decisão de adotar uma metodologia de gestão internacional.
O que significa que a organização reconhece sua responsabilidade pela saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores e outros que podem ser afetados por suas atividades.
O papel da liderança na ISO 45001
Assumir verdadeiramente o papel de líder em saúde e segurança nas organizações; não é tarefa fácil.
Definitivamente, cabe à Alta Direção, o papel de transformar o ambiente organizacional; como também, compreender a importância de seu comprometimento com a mudança que deseja.
Muito além de um sistema de gestão de SSO, as ações práticas de uma organização pode gerar valores incomensuráveis na vida dos indivíduos e de toda cadeia de produção.
Não é novidade, que muitas organizações adotam métodos de gestão certificáveis para obter diferencial competitivo e alcançar novos mercados. Conduto, sem pessoas seguras e saudáveis, isso será efêmero.
Somente as organizações que perseveram na busca de melhorias, sobrevivem às águas turbulentas da nova economia; tenha em mente que as práticas organizacionais devem refletem suas estratégias e planos,senão, serão como produtos e serviços inócuos e que não geram sentido de pertencimento de suas partes interessadas.
Qual a estrutura da ISO 45001?
A ISO 45001 segue o padrão de alto nível ANEXO SL e aborda:
1 Escopo
Especifica os requisitos para um sistema de gerenciamento de saúde e segurança ocupacional (SSO) e fornece orientações para seu uso, para permitir que as organizações ofereçam locais de trabalho seguros e saudáveis, prevenindo lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho, além de melhorar proativamente seu SSO. desempenho.
Aplicação
ISO ISO 45001-2018-Sistema de SSO-Saúde e Segurança Ocupacional, é aplicável aos riscos sob o controle da organização, levando em consideração o contexto em que a organização opera.
Ainda, qualquer organização que deseje estabelecer, implementar e manter um sistema de gestão de SSO para melhorar a saúde e segurança no trabalho pode adotá-la. E consequentemente:
- eliminar perigos;
- minimizar os riscos de SSO (incluindo deficiências do sistema);
- aproveitar as oportunidades;
- implementar ações de maneira planejada;
- melhorar e gerar valor às suas partes interessadas.
Ainda, ajuda a organização a alcançar os resultados pretendidos do seu sistema de gerenciamento de SSO.
Resultados
Para garanti que a política de ISO 45001-Sistema de SSO da organização alcance os resultados pretendidos de um sistema de gerenciamento de SSO deve incluir:
a) melhoria contínua do desempenho em SSO;
b) cumprimento de requisitos legais e outros requisitos;
c) alcance dos objetivos de SSO.
O documento é aplicável a qualquer organização, independentemente de seu tamanho, tipo e atividades.
Além do mais, a organização não deve ignorar as necessidades e expectativas de seus trabalhadores e de outras partes interessadas.
Permite também, que uma organização, por meio de seu sistema de gestão de SSO, integre outros aspectos de saúde e segurança, como o bem-estar do tralhador.
A norma ISO 45001 pode ser usada no todo ou em parte para melhorar sistematicamente o gerenciamento de saúde e segurança ocupacional e deve deve considerar todos os seus requisitos incorporados ao sistema de gerenciamento de SSO de uma organização e devem ser cumpridos sem exceção.
2 Referências normativas
Não há referências normativas nesta norma.
3 Termos e definições
Neste item a norma reforça o importante papel da ISO e da IEC que mantêm bancos de dados terminológicos para uso na padronização que ajudam a compreender a norma e suas aplicações
4 Contexto da organização
De acordo coma ISO 45001-Sistema de SSO, a definição do contexto de uma organização passa pelo entendimento de suas questões internas e externas.
As questões, sejam elas, positivas ou negativas devem inevitavelmente fazer parte do sistema de SSO.
As necessidades e expectativas das partes interessadas, devem fazer parte da definição do escopo e da definição de seus processos de SSO.
5 Liderança e participação dos trabalhadores
Aqui são abordados os requisitos necessários para demonstrar o comprometimento da Alta Direção, conscientização, competências, capacidade de resposta, alcance dos resultados, cultua organizacional, participação ativa dos trabalhadores em SSO e seu papel na construção de uma cultura prevencionista.
Também contempla o que é necessário para definição de uma política de SSO aderente à ISO 45001. E traz as demandas sobre a definição de funções, responsabilidades e autoridades organizacionais.
6 Planejamento
Neste tópico a norma enfatiza o planejamento como o elemento essencial para alcançar e manutenção do sistema de SSO. Para garantir adequado alinhamento, é necessário abordar uma visão sistêmica e abrangente considerando a Seção 4: Contexto da organização.
O planejamento deve possuir a essência do gerenciamento de riscos e oportunidades, que inclua a avaliação do processo de gerenciamento de riscos, como, onde e em que nível ele deve ser aplicado.
7 Suporte
Depois de abordar o contexto, compromisso e planejamento, as organizações terão que olhar para o suporte que necessitam para atingir suas metas e objetivos.
Para garantir o suporte adequado a organização deve incluir:
- recursos humanos;
- naturais;
- infraestrutura;
- tecnologia;
- financeiro;
- sistemas de comunicação e tecnologia da informação;
- sistemas de contenção de emergência;
- competência;
- conscientização;
- comunicação;
- informação documentada.
8 Operação
A maior parte dos requisitos do sistema de gestão está centrada nesta cláusula única.
Aqui estão previstos:
- planejamento e o controle operacional;
- eliminação de perigos e redução de riscos de SSO;
- gestão da mudança;
- aquisição de contratados e terceirizados;
- preparação e resposta à emergências.
Essa cláusula traz grandes desafios para as equipes de gestão de saúde e segurança do trabalho. Daí, esteja preparado.
9 Avaliação de desempenho
Aqui, as organizações precisam determinar o que, como e quando as coisas são monitoradas, medidas, analisadas e avaliadas.
Uma auditoria interna também faz parte deste processo para assegurar que o sistema de gestão esteja em conformidade com os requisitos da organização, e ainda, garantir que esteja implementado e mantido de maneira bem sucedida.
Finalmente, a revisão de gestão, observa se o sistema de gestão é conveniente, adequado e eficaz.
10 Melhoria
No ambiente de negócios, em que mudanças acontecem o tempo todo, e em alta velocidade, o planejado pode não se confirmar.
Depois, abordar os resultados da análise e avaliação de desempenho nas decisões para melhoria, é vital para o sucesso da gestão ISO 45001-2018-Sistema de SSO-Saúde e Segurança Ocupacional.
Exemplos de melhoria incluem ações corretivas, melhoria contínua, mudanças revolucionárias, inovação e reorganização.
Quer saber mais? Aprenda com a VERTILE!