As auditorias internas são primordiais em todos os sistemas de gestão estruturados.
Todas as normas ISO, seja da Qualidade (ISO 9001), Ambiental (ISO 14001), Saúde e Segurança Ocupacional (ISO 45001), Segurança Viária (ISO 39001), dentre inúmeras outras, torna obrigatória a Auditoria Interna.
Importância da Auditoria Interna
A auditoria interna, por vezes, é considerada de menos importância em muitas organizações; e isso pode ser a causa básica de ocorrerem não conformidades nas auditorias de certificação.
Quando uma auditoria interna é realizada de maneira adequada; é conduzida por profissional especialista na norma a ser auditada, é independente dos processos, e tem a capacidade de oferecer uma visão profunda das situações evidenciadas.
Auditores
Quando uma auditoria interna é realizada, é importante ter como foco “melhorar o sistema de gestão”, e para isso, é recomendado que não seja conduzida por pessoas envolvidas no processo; já que pode prejudicar involuntariamente uma percepção diferenciada.
Por isso, ao escolher um auditor para avaliar seu sistema de gestão, tenha em mente que é necessário garantir:
- as competências necessárias;
- independência dos processos; e a
- capacidade de apresentar um relatório com evidências objetivas que permita direcionar melhorias aos processos.
Relatório de Auditoria Interna
Não é incomum, encontrar relatórios de auditorias internas com uma abordagem rasa, ou seja, não oferecem uma visão que possibilite à organização alcançar melhorias ou aproveitar oportunidades para otimizar sua gestão.
O papel das lideranças
Ainda, nas auditorias internas, é onde a organização deve olhar de forma diferente para sua gestão e processos; pois é melhor reconhecer que tem oportunidades de melhorias identificadas pela própria empresa; ao invés de alguém de fora da organização.
Quando as lideranças ignoram a relevância de tomar ações para melhoria decorrentes de uma avaliação interna; acabam por ter que fazê-la tardiamente; ainda, correm o risco de perder a confiança de seus clientes, fornecedores, investidores e outras partes interessadas.
Não há nada pior, que acreditar que tudo está conforme ou ignorar a gestão e sua importância; e ser surpreendido por uma avalanche de prejuízos e perdas de contratos; por causa de uma simples auditoria, que não foi usada com o propósito adequado.
Pós Auditoria Interna
Após a auditoria; organização tem a obrigação de analisar as constatações da auditoria e direcionar as medidas necessárias para identificar as causas básicas que levaram às situações indesejáveis e corrigi-las, levando em consideração a abrangência em toda a organização.
Conclusão
A auditoria interna é o momento da verdade, onde a transparência deve ser a essência, não perca a chance de alavancar sua gestão para outro nível, aceite a realidade dos fatos; e siga em frente melhorando e apreendendo sempre.