ISO 10015:2019-Gerenciamento e desenvolvimento de pessoas

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Quando se trata de gerenciamento de competências e desenvolvimento de pessoas dentro dos sistemas de gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho; o assunto chama à atenção dos auditores.

Não há dúvida, que o coração de qualquer negócio é irrigado pelas veias do conhecimento organizacional; e a ISO suporta suas normas de sistemas de gestão ou outras normas; para garantir as orientações necessárias ao bom desempenho das organizações nesse tema.

O PDCA do gerenciamento de competências e desenvolvimento de pessoas na ISO 10015:2019

Garantir que as pessoas tenham as habilidades certas para o trabalho é um elemento-chave do sucesso de uma organização.

O Padrão Internacional ISO 10015 revisado em dezembro de 2019, contribui para a integração da gestão de competências no ambiente organizacional com demais normas de sistemas de gestão ISO, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e todas as demais.

Processo para gerenciar competência e desenvolver pessoas, ISO 10015, 2019.

ISO 10015:2019 e normas relacionadas

A ISO 10015:2019-Gerenciamento de competências e desenvolvimento de pessoas está diretamente relacionada a outras normas ISO com foco em Qualidade, como a toda a série ISO 9000 (Sistemas de Gestão da Qualidade), ISO 19011 (Diretrizes para auditoria de sistemas de gerenciamento), ISO 10005 ( Gerenciamento de qualidade – Diretrizes para planos de qualidade), bem como, a ISO / TR 10013 (Diretrizes para documentação do sistema de gestão da qualidade).

A importância de conhecer e adotar a ISO 10015

Na Era do Conhecimento, as organizações não devem ignorar que o maior capital que podem deter é o “Intelectual” e investir no seu desenvolvimento, é o caminho para se manterem competitivas e gerar valor para suas partes interessadas. 

Ainda mais, não há como acompanhar o avanço das rápidas mudanças e ainda, cada dia mais inovadoras, bem como, competir em um mercado cada vez mais tecnológico; se a força de trabalho não estiver preparada para garantir as operações alinhadas as necessidades operacionais. 

Conclusão

Portanto, na medida que as organizações tenham um sistema de gerenciamento de competências que permita capitalizar o talento e experiência, ao mesmo tempo poderá  reduzir riscos, melhorar suas capacidades e criar o ambiente propício para alcançar seus objetivos estratégicos.


Referência:
ISO 10015:2019 QUALITY MANAGEMENT Guidelines for competence management and people development.


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