ISO 45001-Análise crítica pela Direção – Passo a passo

Proportion

A norma ISO 45001, em sua primeira edição publicada em 2018, trata de Sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, contendo os requisitos com orientação para uso.

O que é a ISO 45001?

A norma ISO 45001 é uma norma internacional da Organização Internacional de Padronização (ISO), está baseada nas normas internacionais anteriores nesta área, como a britânica OHSAS 18001 e as  diretrizes da Organização Internacional do Trabalho.

O que significa Análise Crítica da Direção?

A norma ISO 45001, assim como as demais normas de sistemas de gestão, a exemplo da ISO 9001, ISO 14001, ISO 39001, dentre inúmeras outras; publicadas pela ISO, traz como requisito obrigatório, que a Direção proceda uma análise crítica do desempenho do sistema de gestão; e para isso, deve seguir um padrão estabelecido na norma.

Quem é responsável pela Análise Crítica da Direção?

Na cláusula 9-Avaliação de Desempenho, subitem 9.3-Análise Crítica da Direção da norma ISO 45001, determina que a Alta Direção é responsável pela Análise Crítica do desempenho do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança, sendo dessa posição a responsabilidade.

Qual a periodicidade da Análise Crítica da Direção?

A norma ISO 45001 não determina prazos, mas deve ser procedida em intervalos planejados, ou seja, deve estar claro quando estas análises devem ocorrer.

O que precisa ser analisado na Reunião de Análise Crítica da Direção para ISO 45001?

Para que uma Análise Crítica da Direção esteja em conformidade com a norma ISO 45001 é preciso que considere os requisitos obrigatórios, que são listados a seguir com exemplos do que deve conter, como referencial.

Antes de iniciar a explicação com os exemplos, é preciso entender que alguns termos são de extrema importância ao se registrar uma Ata/Relatório de Análise Crítica pela Direção.

  • Aptidão: refere-se à forma como o sistema de gestão de Saúde e Segurança Ocupacional se adapta à organização, sua operação, sua cultura e sistemas organizacionais.
  • Adequação: refere-se a se o sistema de gestão de Saúde e Segurança Ocupacional está implementado adequadamente.
  • Eficácia: refere-se a se o sistema de gestão de Saúde e Segurança Ocupacional está alcançando o resultado pretendido.

Passo a passo para uma Análise Crítica conforme a ISO 45001

A análise crítica pela Direção deve considerar como entradas os tópicos a seguir, ainda que não haja assunto já identificado sobre algum deles, deve-se registar na análise e justificar o motivo pelo qual não há, pois é obrigatório.

Entradas a Análise

1. Situação das ações de análise crítica anteriores

Quando a empresa está em sua primeira avaliação, sem ter tido antes outro sistema de gestão de saúde e segurança implementado, não será aplicável.

No entanto, se a empresa migrou da OHSAS 18001:2007, precisa considerar a última Análise feita para norma anterior.

É importante considerar todas as decisões, ações, planos e definições que foram registradas na análise anterior, e informar como cada uma delas, foi tratada, se os resultados planejados foram alcançados, e se não foram, o que será feito para garantir que alcance o que foi planejado.

Não basta, apenas excluir um item, porque não foi feito. Isso gerará não-conformidade.

Ainda, é necessário que o responsável pela gestão de Saúde e Segurança,  monitore e controle todas essas demandas, evitando assim, que se percam com o tempo.

2.Mudanças nas questões externas e internas que sejam relevantes para o sistema de gestão de SSO

a. necessidades e expectativas das partes interessadas

 Sempre deve-se considerar o que de fato é relevante, por exemplo: mudanças de requisitos contratuais para saúde e segurança; reinvindicação de colaboradores diretores e terceirizados sobre Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo, demandas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA; exigências de Acordos Sindicais (quando houver) relacionadas às condições de trabalho; reclamações/sugestões de circunvizinhança (Comunidade);  demandas de acionistas sobre eventos acidentais; recebimento de multas/infrações trabalhistas; questões relacionadas à resposta à emergências; pandemias; assuntos de fornecedores/clientes que possam afetar o sistema de gestão de saúde e segurança.  

b. requisitos legais e outros requisitos

Muitas empresas, quiçá, todas; empregam softwares de monitoramento de atendimento aos requisitos legais e outros de clientes, fornecedores, entidades de classe etc. 

c. riscos e oportunidades

Quando a empresa planeja as ações para abordar os riscos e oportunidades, identifica perigos e avalia os riscos e oportunidades, ações oriundas desse processo são registradas. Durante a Análise Crítica da Direção, é obrigatório analisar a situação destas ações e quais medidas serão tomadas para corrigir possíveis desvios identificados. 

3.Extensão em que a política de SSO e os objetivos de SSO foram cumpridos

Para análise da Política de SSO, é preciso analisar se mudanças ocorridas na empresa não afetaram a capacidade da empresa em atender seus requisitos.  Vejamos, se na política de SSO está definido que a empresa deve demonstrar seu compromisso com a melhoria contínua, como é possível afirmar, que está seno alcançada? Somente se houver evidências de que esteja, certo, e como fazer isso?  Por meio do registro de melhorias, ações corretivas implementas eficazmente, incidentes sem recorrências e muito mais. 

No caso dos objetivos de SSO, é preciso analisar o desempenho ao longo do tempo; não adianta, mudar a meta quando não se atende o que foi planejado.  É preciso, analisar com objetividade, e tomar as medidas necessárias para que esse objetivo, seja realista.

Ainda, não é suficiente registrar não conformidades, para os objetivos que estão fora da meta, se nada for feito para mudar a realidade dos processos envolvidos. 

4.Informação sobre o desempenho de SSO

a) Incidentes, não conformidades, ações corretivas e melhoria contínua

Nesse tópico analisa-se desempenho, o que significa, verificar criticamente quantas ocorrências de incidentes, não conformidades, ações corretivas e melhoria contínua foram identificadas.

As recorrências importantes, a situação das ações propostas, se foram concluídas nos prazos planejados, os motivos de atrasos no atendimento e se foram eficazes ou não.

É preciso compilar os dados antes, para que durante a análise, temas importantes não fiquem de fora.

b) Resultados de monitoramento e medição

  • Monitoramento e medição dos processos é tudo que está relacionado ao que foi determinado que deveria ser monitorado, medido, analisado e avaliado para garantir o desempenho eficiente e eficaz do SSO.
  • Resultados do monitoramento dos requisitos legais , considerando o % de requisitos atendidos 100%, % não atendido.
  • Plano de manutenção, calibração ou verificação dos equipamentos de medição, por exemplo: equipamentos de medição de gases; avaliações ocupacionais de ruído; vibração; calor; radiação; dentre outros que variam conforme os processos.

c) Resultados da avaliação da conformidade com os requisitos legais e outros requisitos

Não é raro, auditores relatarem não conformidades neste tópico; é de extrema importância, que os resultados do monitoramento seja analisado; por exemplo: % de requisitos não atendidos e planos de ações para tratar os não atendimentos.

Não é satisfatório, registrar  apenas os resultados, é preciso analisá-los e tomar ações corretivas, quando necessário.

d) Resultados das auditorias

Quando se trata dos resultados das auditorias, é importante salientar, que todos os resultados das auditorias realizadas antes da análise sejam considerados.

Não se refere apenas, a auditorias com foco em SSO; mas todas que por ventura tenha resultados que impacto o sistema de gestão de saúde e segurança.

Deve-se analisar as recomendações dos auditores, as não conformidades, obervações, oporunidades de melhorias, pontos fracos e fortes.

Ainda, verificar a situação das ações que foram planejadas para mitigar os desvios e quais foram os resultados alcançados até o momento.

e) Consulta e participação dos trabalhadores

Quando se trata de consulta e participação dos trabalhadores, é vital que suas demandas sejam monitoradas e controladas.

A metodologia de consulta e participação dos trabalhadores pode variar de acordo com a empresa; muitas empregam caixas de sugestões, a atuação da CIPA, canal eletrônico pela Intranet, canal telefônico, pesquisas de clima; dentre muitos outros.

No entanto não importando o método, os resultados devem ser analisados; avaliando tendências e os critérios de tratamento para cada caso.

f) Riscos e Oportunidades

Os riscos e oportunidades são vitais para o desempenho do sistema de SSO.

Ao considerar os perigos; deve-se levar em conta que a norma ISO 45001; considera os riscos: físicos; químicos; biológicos; psicossociais, mecânicos; elétricos e ergonômicos.

Outro aspecto importante, é que deve-se assegurar que os critérios sejam proativos ao invés de reativos.

A análise deve incluir novos riscos e oportunidades identificados; a situação das ações planejadas e os resultados alcançados para melhoria do sistema de gestão de saúde e segurança.

5.Adequação dos recursos para manutenção do sistema de gestão de SSO eficaz

Ao analisar a adequação dos recursos, deve-se considerar: os humanos, infraestrutura, ambiente organizacional; competências e conscientização.

Deve-se analisar se são suficientemente para garantir o desempenho e manutenção eficiente do sistema de SSO.

6.Comunicações relevantes com as partes interessadas

 Todas as empresas; independente do porte ou segmento, recebem comunicação de suas partes interessadas; no entanto, podem haver algumas que não tenham relevância para SSO.

Para análise crítica pela direção, deve-se considerar as comunicações de:

  • clientes: reclamações, sugestões, resultados de pesquisas de satisfação;
  • fornecedores: desvios identificados relacionados a saúde e segurança de seus colaboradores;
  • funcionários: demandas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA; exigências de Acordos Sindicais (quando houver) relacionadas às condições de trabalho;
  • comunidade: reclamações/sugestões de circunvizinhança relacionadas a SSO, por exemplo: incomodo por emissão ruidosa; poluentes atmosféricos, circulação de veículos da empresa acima de velocidade permitida, respostas à emergências;
  • Governo: multas/infrações trabalhistas
  • Acionistas/sócios: aumento nas despesas, queda de receita . redução de quadro de funcionários.

 7. Oportunidades de melhoria contínua

Melhorar é a premissa básica de todos sisema de gestão de saúde e segurança, então não há justificativa para registrar que não há como mehorar.

Assim, é importante ao final da análise, destacar as principais oportunidades que serão consideradas para o futuro.

Resultados da Análise Crítica pela Direção

Após a análise de todos os tópicos de entrada obrigatórios, deve-se registrar (obrigatório), as saídas obrigatórios dessa análise deve conter, os temas a seguir, mas outros podem ser agregados, a critério da organização.

  1. Adequação, suficiência e eficácia contínuas do sistema de gestão de SSO para atingir os resultados pretendidos
  2. Oportunidades de melhoria contínua
  3. Qualquer necessidade de mudança do sistema de gestão de SSO
  4. Recursos necessários
  5. Ações, se necessárias
  6. Oportunidades para melhorar a integração dos sistema de gestão de SSO com outro(s) processo(s) do negócio
  7. Quaisquer implicações para a direção estratégica da organização

Comunicação dos resultados da Análise Crítica pela Direção

A Alta Direção deve comunicar os resultados relevantes das análises críticas da gestão aos trabalhadores e, se existirem, aos representantes dos trabalhadores.

Conclusão

A organização deve reter informação documentada, ou seja, o registro de tudo que foi analisado e os restados. como evidência da análise crítica pela Direção.

Artigos relacionados

Deixe um comentário