O tema gestão de mudanças sempre foi importante na vida das organizações, mas nunca se fez tão urgente como nos dias atuais, em que o mundo passa por grande transformação na forma de encararmos a mudança; como algo inerente a capacidade humana de se reinventar, seja no ambiente corporativo ou pessoal.
Ainda que as mudanças, muitas vezes, nos sejam impostas por fatores externos, como pandemias a exemplo da COVID-19, políticas públicas e muitas outras; não há opção, a não ser encarar e seguir em frente.
É inegável que o processo de gerenciamento de mudança exige muita disciplina e dedicação, demandando alta dose de resiliência.
No entanto, ainda que pareça simples, sair de uma situação e migrar para outra, não trata-se apenas de mera transição física, trata-se de uma transformação interna dos indivíduos e das organizações; impactando diretamente sua maneira de ver, sentir e viver uma nova realidade.
O que é a mudança
De acordo com businessdictionary 2020), mudança trata-se de um processo de fazer com que uma função, prática ou coisa se torne diferente de alguma forma em comparação com o que é atualmente ou o que era no passado. As empresas podem sofrer alterações em uma divisão específica, como uma divisão de marketing ou como um todo.
Ainda, define como um termo coloquial que descreve os efeitos ou resultados após a transição ou transformação de uma função , método ou coisa. Por exemplo, uma pessoa pode afirmar que, desde as mudanças no processo de fabricação , seu trabalho tem sido muito mais seguro.
Os 8 passos para gestão de mudança
Etapa 1: Criação de Urgência
Uma mudança só será bem-sucedida se a empresa toda realmente a desejar. Se está planejando fazer uma alteração, precisa fazer com que os outros a desejem.
Isso tornará uma ideia bem recebida quando for iniciada a iniciativa. Use estatísticas e apresentações visuais para explicar por que a mudança deve ocorrer e como a empresa e os funcionários podem estar em vantagem.
Etapa 2: criar uma equipe
Se a convicção for forte, a empresa ganhará muitas pessoas a favor da mudança. Assim, pode-se formar uma equipe para realizar a mudança apoiada. Lembre-se que toda equipe precisa de liderança.
Organize a estrutura da equipe e atribua responsabilidades aos membros da equipe. Faça-os sentir que são importantes dentro da equipe.
Etapa 3: Crie uma Visão
Quando ocorre uma mudança, é essencial ter uma visão. A visão deixa tudo claro para todos. Quando se tem uma visão clara, os membros de uma equipe sabem por que estão trabalhando na iniciativa de mudança e o restante da equipe sabe por que sua equipe está fazendo a mudança.
Etapa 4: Comunicação da visão
Derivar a visão não é apenas o suficiente para implementar a mudança. É necessário comunicar a visão para toda a empresa.
Esta comunicação deve ocorrer com frequência e em fóruns importantes. Faça com que as pessoas influentes da empresa endossem seu esforço. Use todas as chances para comunicar a visão; pode ser uma reunião do conselho ou apenas conversar durante o almoço.
Etapa 5: Removendo Obstáculos
Nenhuma mudança ocorre sem obstáculos. Depois de comunicar sua visão, a organização poderá alcançar apenas o apoio de uma parte da equipe. Sempre há pessoas que resistem à mudança.
Às vezes, existem processos e procedimentos que resistem à mudança também! Sempre tome cuidado com os obstáculos e remova-os assim que aparecerem. Isso aumentará o moral de sua equipe e o restante da equipe.
Etapa 6: Vá para vitórias rápidas
Vitórias rápidas são a melhor maneira de manter o ritmo. Com vitórias rápidas, sua equipe terá uma grande satisfação e a empresa verá imediatamente as vantagens de sua iniciativa de mudança.
De vez em quando, produza uma vitória rápida para diferentes partes interessadas, que são afetadas pelo processo de mudança. Mas lembre-se sempre de manter os olhos nos objetivos de longo prazo também.
Etapa 7: Deixe a mudança amadurecer
Muitas iniciativas de mudança fracassam devido à declaração antecipada de vitória. Se ainda não implementou a alteração 100% quando declarar a vitória, as pessoas ficarão insatisfeitas quando virem as lacunas.
Portanto, conclua o processo de alteração 100% e deixe-o lá por algum tempo. Deixe que ele tenha seu próprio tempo para se integrar à vida das pessoas e aos processos organizacionais antes que você diga “acabou”.
Etapa 8: integrar a mudança
Use mecanismos para integrar a mudança na vida cotidiana das pessoas e na cultura corporativa. Tenha um mecanismo de monitoramento contínuo para monitorar se todos os aspectos da mudança estão ocorrendo na organização. Quando for observada não conformidade, desvio ou oportunidade de melhoria, aja imediatamente.
TOC – Teoria da mudança
A teoria da mudança é essencialmente uma descrição abrangente e uma ilustração de como e por que uma mudança desejada deve ocorrer em um contexto específico.
Ele se concentra, em particular, no mapeamento ou “preenchimento” do que foi descrito como o “meio ausente” entre o que um programa ou iniciativa de mudança faz (suas atividades ou intervenções) e como isso leva à consecução dos objetivos desejados.
Isso é feito primeiro identificando os objetivos de longo prazo desejados e depois trabalha com eles para identificar todas as condições (resultados) que devem estar em vigor (e como elas se relacionam causalmente) para que os objetivos ocorram. Tudo isso é mapeado em uma estrutura de resultados.
A Estrutura de Resultados fornece a base para identificar que tipo de atividade ou intervenção levará aos resultados identificados como pré-condições para alcançar a meta de longo prazo.
Através dessa abordagem, o vínculo preciso entre as atividades e a consecução dos objetivos de longo prazo é mais bem compreendido. Isso leva a um melhor planejamento, pois as atividades estão ligadas a uma compreensão detalhada de como as mudanças realmente acontecem.
Também leva a uma melhor avaliação, pois é possível medir o progresso em direção à consecução de metas de longo prazo que vão além da identificação dos resultados do programa.
Conclusão
No mundo corporativo em constante mudança, quem aceita as mudanças fica à frente da concorrência.
Se você não estiver muito confortável com as mudanças que estão acontecendo ao seu redor, reserve um pouco do seu tempo para ler sobre o assunto, conhecer ferramentas como TOC e dedicar-se a compreender sobre seus impactos.
Tenha em mente que toda mudança pode ser uma oportunidade de avançar e promover uma transformação na vida corporativa e gerar valor para suas operações.
REFERÊNCIAS: THEORYOFCHNGE.Theory of change. Disponível em:<https://www.theoryofchange.org/>.Acesso em: 19 mai. 2020. TUTORIALPOINT. Management Concepts. Disponível em:<https://www.tutorialspoint.com/management_concepts/change_management_process.htm>. Acesso em: 18 mai.2020. BUSINESSDICTIONAY. Change. Disponível em: <ww.businessdictionary.com>.Acesso em: 17 mai. 2020.