10 etapas para certificação ISO

Proportion
Categories: Sistema de Gestão

Partindo do princípio de que sua organização tem um sistema de gerenciamento, é necessário determinar com que precisão seu sistema está em conformidade com os requisitos das normas que pretende certificar, então conheça 10 etapas para certificação ISO, podendo ser ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, ISO 45001:2018 ou outras.

Essa avaliação irá definir o grau de investimento necessário para alcançar a certificação. Seguem algumas etapas necessárias de acordo com a Certificação ISO:

Planejamento

Identifique, com sua equipe de gerenciamento sênior, seus principais fatores (razões) para implementar um Sistema de Gerenciamento Certificado ISO. Eles devem estar vinculados à sua estratégia organizacional ou plano de negócios.

Compre e leia cópias dos padrões do sistema de gerenciamento relacionados (por exemplo, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, etc.).

Alta direção e seus líderes precisam fornecer recursos – dinheiro, pessoas, tempo – E precisam demonstrar visivelmente seu compromisso por meio de suas ações, não apenas de palavras. Como em qualquer outra iniciativa, esta falhará sem o comprometimento da gerência sênior.

Faça uma análise do seu sistema de gerenciamento existente para identificar quais elementos precisam ser abordados para atender a novos requisitos.

Execução

Desenvolver um sistema de gerenciamento ISO e obter a certificação é um projeto. Nomeie um gerente de projeto interno ou use um consultor. Em seguida, execute-o com a mesma disciplina que você aplicaria a qualquer outro projeto.

Use as informações da Etapa 2, desenvolva um plano de ação e cronograma para implementar as ações necessárias para corrigir cada lacuna identificada.

Dependendo do tamanho da sua organização, você pode precisar de uma equipe de implementação. Também pode ser econômico usar um consultor para ajudar a desenvolver o sistema. Escolha alguém que desenvolva um sistema sob medida que agregue valor à sua organização.

Comece a coletar evidências para garantir que sua organização esteja regular ou conforme necessário, revisando e atualizando seus problemas externos e internos.

Confirme se sua organização possui uma metodologia para identificar efetivamente riscos e oportunidades com relação ao planejamento do sistema.

Atualize os documentos do seu sistema de gerenciamento e modifique seus processos e práticas para atender aos novos requisitos.

Forneça treinamento aos funcionários, conforme apropriado, para garantir que todas as pessoas relevantes estejam cientes das mudanças para garantir a eficácia da implementação.

Verificação

Depois de treinar a equipe nos processos relevantes para eles, faz sentido para os negócios verificar se eles realmente os estão seguindo. Caso contrário, descubra por que não e corrija o problema.

Verifique a eficácia das modificações usando auditorias internas, análises de informações documentadas e análises de gerenciamento.

Avaliação e certificação

O organismo de certificação é a empresa que auditará seu Sistema de Gerenciamento e decidirá se ele está em conformidade com os requisitos da ISO.

Existem duas etapas para uma auditoria de certificação.

Etapa 1 – uma revisão de seus processos para verificar se eles atendem aos requisitos dos Sistemas de Gerenciamento ISO

Etapa 2 – a auditoria no local, onde eles verificam se você segue seu próprio processo.

Mantenha e melhore sempre! 

Artigos relacionados