O que é o Anexo SL? Qual sua importância para os sistemas de gestão ISO?

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O Anexo SL inova e fortalece a interface dos sistemas, sendo de suma importância para os sistemas de gestão ISO.

O que é o anexo SL?

De maneira simplificada, o Anexo SL é uma estrutura de alto nível para todo o desenvolvimento futuro dos padrões ISO a seguir. Aplica-se a todos os padrões ISO, o que significa que todos têm a mesma estrutura.

Como é o anexo SL?

A estrutura de alto nível requer as seguintes cláusulas:

  1. Escopo
  2. Referências normativas
  3. Termos e definições
  4. Contexto da organização
  5. Liderança
  6. Planejamento
  7. Suporte
  8. Operação
  9. Avaliação de desempenho
  10. Melhoria

As cláusulas de 1 a 3 representam a parte informativa da norma e as demais cláusulas trazem os requisitos obrigatórios para a organização que deseja adotar uma das normas ISO na padronização de seu sistema de gestão. A seguir a estrutura de Alto Nível da ISO 45001:2018, que foi publicada no novo padrão.

1. Escopo

Descreve os objetivos do sistema de gestão e deve ser alinhado
com o contexto dos requisitos da organização (seção 4).

2. Referências normativas

Detalhes dos padrões de referência relevantes para o padrão em particular.

3. Termos e definições

Termos e definições relevantes para padrão específico, e quaisquer outros padrões relacionados.

4.Contexto da organização

Consiste em quatro subcláusulas:
4.1 Compreendendo a organização e seu contexto
4.2 Compreendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas
4.3 Determinar o escopo do sistema de gerenciamento
4.4 O sistema de gestão

5. Liderança

Possui três subcláusulas:
5.1 Liderança e compromisso
5.2 Política
5.3 Funções, responsabilidades e autoridades da organização

A nova estrutura de alto nível enfatiza explicitamente a liderança, na qual os principais a gerência precisará demonstrar seu envolvimento e engajamento com o sistema de gestão relevante.

Inclui:

  • integração dos requisitos do sistema de gerenciamento no processos de negócios da organização;
  • promover a conscientização entre as partes interessadas;
  • garantir que o sistema de gestão atinja os resultados pretendidos; e
  • apoiar outras funções de gerenciamento para demonstrar sua liderança.

6. Planejamento

Composta de duas subcláusulas:
6.1 Ações para enfrentar riscos e oportunidades
6.2 Objetivos do sistema de gestão e planejamento para alcançá-los

Esta cláusula abrange ações estratégicas para lidar com os riscos associados a ameaças e oportunidades, incluindo:
• objetivos do sistema de gerenciamento e ações de planejamento para alcançá-los;
•conformidade legal;
• riscos específicos associados a ameaças e oportunidades; e
• avaliação e revisão (melhoria contínua).

7. Suporte

Esta cláusula consiste em cinco subcláusulas:
7.1 Recursos
7.2 Competência
7.3 Consciência
7.4 Comunicação
7.5 Informação documentada

As organizações precisam procurar o apoio necessário para cumprir as metas e objetivos do sistema de gestão.

8. Operação

8.1 Planejamento e controle operacional

Esta cláusula trata dos processos necessários para implementar e manter o Sistema de gestão. O gerenciamento geral do processo cobre os critérios para controlar processos, e consequentemente gerenciar mudanças.

9. Avaliação de desempenho

Esta cláusula possui três subcláusulas:
9.1 Análise e avaliação
9.2 Auditoria interna
9.3 Revisão da administração

10. Melhoria

Esta cláusula possui duas subcláusulas:
10.1 Não conformidade e ação corretiva
10.2 Melhoria contínua

A cláusula de melhoria examina maneiras pelas quais as organizações devem abordar não-conformidades e estratégias de melhoria em relação ao sistema de gerenciamento objetivos em uma base contínua.

Importância do Anexo SL

Para cada um desses sistemas de gerenciamento (e vários outros), a ISO
desenvolveu um padrão de sistema de gestão.

A ISO desenvolveu uma estrutura de alto nível (Anexo SL), que fornece os títulos da cláusula genérica, texto, termos comuns e definições.

O Anexo SL, tem como objetivo garantir que todas as normas de sistemas de gestão ISO operem em conjunto.

Uma organização que possua ISO 9001 ou ISO 14001, e deseje implantar a ISO 45001, terá mais facilidade; devido todas seguirem a mesma Estrutura de Alto Nível,

O propósito é que todos os padrões da ISO, tenham suas novas versões na Estrutura do Anexo SL até 2021.

Normas ISO já padronizadas-Anexo SL

Já são diversas normas que seguem a nova estrutura de alto nível do Anexo SL, elas contemplam termos e definições iguais. O que gerar valor para os profissionais de sistemas de gestão; facilitando o entendimento e aplicação das normas em sistemas integrados, confirmando a sua importância em sistemas ISO.

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