A ISO 9001 se baseia em 7 (sete) princípios que sustentam os Sistemas de Gestão da Qualidade


As organizações que buscam incansavelmente entregar bens e serviços de alta qualidade deixam para trás as organizações que não o fazem. – Juran & DeFeo, 2015.


Os 7 (sete) princípios da qualidade garantem que as organizações estejam preparadas para criar continuamemente valor para suas partes interessadas.

Com esses sete elementos fundamentais como base sólida, a implementação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade será muito mais simples.

Os sete princípios de gestão da qualidade são:

1. Foco no cliente 

O foco principal da gestão da qualidade é atender aos requisitos do cliente e se esforçar exceder suas expectativas.

O sucesso sustentado é alcançado quando um organização atrai e mantém a confiança de clientes e outras partes interessadas.

Todos os aspectos da interação com o cliente fornecem uma oportunidade de criar mais valor. Entendendo as necessidades atuais e futuras de clientes e outras partes interessadas contribuem para o sucesso sustentado da organização.

Os benefícios do foco no cliente

Como alcançar o foco no cliente

As organizações devem adotar e manter ações que possibilite:

2. Liderança

As lideranças em todos os níveis devem desenvolver propósito de direção.

Devem criar condições para o envolvimento e motivação para o alcance dos objetivos da qualidade.

Ainda, devem ser o exemplo a ser seguido.

Por meio da integração e direcionamento, o e engajamento das pessoas irá possibilitar que a organização mantenha-se alinhada ás estratégias, políticas, processos e mantenha os recursos para alcançar seus objetivos.

Os benefícios de uma liderança eficiente e eficaz

Como alcançar a liderança desejada

3. Engajamento das pessoas


Criar valor para os clientes será mais fácil se houver pessoas competentes, com poderes e envolvidas em todos os níveis da organização.

Para uma gestão eficiente e eficaz, é vital que todas as pessoas em todos os níveis estejam envolvidas e sejam respeitadas.

A gratidão pelas contribuições das pessoas e aperfeiçoamento das competências; proporcionam o engajamento de pessoas para alcançar os objetivos da organização e da qualidade.

Quais os ganhos para organização

Se faltam justificativas para investir no engajamento das pessoas, aqui estão alguns dos ganhos que sua empresa poderá obter.

Como aumentar o engajamento

4. Abordagem de processo

A ISO 9001 proporciona uma abordagem de processo para gerir uma organização e todo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Entender as atividades como processos que integram e operam em conjunto, contribui para o alcance os resultados planejados.

Todos os níveis da organização devem compreender como seus processos se relacionam e estarem em harmonia com toda a organização.

Por meio dessa abordagem, é possível que os donos dos processos e seus operadores; entendam como impactam e são impactados; refletindo diretamente na eficiência das operações.

Quais os benefícios de uma abordagem de processo

Como alcançar

5. Melhoria

gestao ISO

As organizações mais bem sucedidas, são aquelas que têm como foco a melhoria.

A escalada para melhoria está diretamente relacionada à capacidade de reagir às mudanças, aproveitando as oportunidades, e permanecer competitiva, não afetando a capacidade de entrega às partes interessadas.

São muitos os benefícios de manter a melhoria, dentre eles:

Como agir para manter a melhoria

6. Tomada de decisão baseada em evidências

A tomada de decisão não é tarefa fácil.

A organização necessita de dados confiáveis para tomada de decisões.

A assertividade das decisões, está diretamente relacionada à qualidade dos dados disponíveis.

O alcance dos resultados planejados, dependerá da capacidade da organização em monitorar e analisar dados e fatos reais.

A incerteza é fator inerente a tomada de decisão. Engloba várias fontes de dados do ambiente organizacional, interno e externo; sendo primordial compreender as relações e suas possíveis consequências.

Como as evidências contribuem para organização

As decisões baseadas em evidências trazem muitos benefícios.

O que pode ser feito

7. Gerenciamento de relacionamento

As organizações não funcionam no sem interações, pois trata-se de um sistema vivo.

Identificando os relacionamentos importantes com partes interessadas e estabelecendo um plano para gerenciá-los, impulsionará o sucesso sustentado.

As partes interessadas influenciam o desempenho de uma organização.

Isso significa que para o sucesso sustentado seja alcançado, a organização deve gerenciar os relacionamentos com todas as suas partes interessadas para otimizar seu impacto no desempenho.

Gerenciar o relacionamento com toda cadeia de valor é de particular importância.

O que a empresa ganha

Como alcançar

Conclusão

Portanto, ao implementar um sistema de gestão, deve-se considerar como base os 7 (sete) princípios da Qualidade para sustentar as ações e tomada de decisões e ter sucesso na manutenção dos sistemas alinhados aos requisitos obrigatórios.


Referências:
ISO.ORG. Quality management principles. Disponível em: <https://www.iso.org/files/live/sites/isoorg/files/store/en>.
DeFeo, Joseph A.Fundamentos da Qualidade para líderes.Joseph M.Juran;tradução:Ronald Saraiva de Menezes; revisão técnica Altair Flamarion Klippel.-Porto Alegre: Bookman, 2015.
 

Respostas de 2

  1. Os assuntos expostos nestas obras são bem interessantes sobre a ótica teórica de crescimento de uma organização. Mas, que,se de fato forem bem empregados por todos colaboradores de uma empresa , os sucessos serão garantidos…

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