Conhecimento em TI e Gestão-Está preparado?

Proportion

Se o futuro e presente são tecnológicos, como manter uma gestão eficiente e eficaz ?

 “Uma vez que uma nova tecnologia rola sobre você, se você não faz parte do rolo compressor, você faz parte da estrada.”

Stewart Brand, Escritor

O que é ser competente?

Não tem volta, se você está envolvido com sistemas de gestão, não importa o porte da empresa, precisa da Tecnologia. Na teoria, os currículos trazem informações de que o candidato tem conhecimento em TI, no entanto, na prática, as empresas, muitas vezes, não avaliam e validam esse conhecimento; o que irá refletir na gestão após a contratação.

As Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados, que podem ser desenvolvidos por meio de treinamentos ou experiências, e possibilitam a atuação efetiva em um trabalho ou situação. Por outro lado, as Habilidades são qualidades que o profissional tem para realizar alguma atividade. São aquelas características que podem ajudar um profissional a desenvolver competências. Ou seja, a competência pode ser aprendida, já a habilidade é inata. (educamaisbrasil.com.br).

Gestão do Conhecimento – Teoria x Prática

Pesquisas em todo mundo apontam que a falta de mão de obra qualificada é um dos principais desafios das organizações no presente (2022), e será ainda maior nos próximos anos. Se você ignorar o fato de que precisa desenvolver novas competências, fará parte da estatística dos desempregados.

Não que as profissões tradicionais vão desaparecer, mas precisarão estar alinhadas às novas exigências do mercado de trabalho.

O Banco Mundial está realizando uma Pesquisa sobre perfil de adoção tecnológica das empresas brasileiras de novembro de 2021 a fevereiro de 2022, logo resultados serão publicados.

Todavia, já é sentido os efeitos da falta e mão de obra qualificada; e as organizações estão mudando suas estratégias, promovendo o desenvolvimento de seu Recursos Humanos e qualificando seus trabalhadores para enfrentar este desafio.

De acordo com pesquisa publicada por VOCÊ RH 2021, realizada pela a Degreed, plataforma de upskilling de habilidades, que ouviu trabalhadores de oito países ao redor do mundo, mostrou que 65% dos brasileiros acreditam que suas habilidades atuais se tornarão obsoletas entre três e cinco anos.

Falta de Competências x Resultados

Quando o profissional não possui as competências necessárias para desenvolver suas atividades, o que sobra é estresse e doenças; quanto mais pressionado a entregar resultados eficientes e eficazes, mais se sente incapaz; gerando um círculo vicioso; e por consequência, afetando os resultados globais da organização; não apenas de sua gestão.

Assim, as organizações precisam ocupar a lacuna deixada pela educação básica das gerações do século passado e contribuir para consolidação do conhecimento explicito em TI.

O conhecimento explícito vem do latim explicitus e quer dizer “declarado”, “claro”.

Dessa forma, o conhecimento explícito é aquele que pode ser facilmente formalizado e compartilhado com outras pessoas.

Conclusão

Alegar desconhecer a importância da TI para sistemas de gestão, não encontra justificativa defensável no cenário atual. Com poucos recursos é possível aprender por meio das plataformas digitais sobre os mais variados temas.

Muitas organizações globais de TI fomentam projetos de educação gratuita que pode ser acessada pelo celular com aplicativos super modernos e fáceis de manusear; mas é preciso ter consciência de que isso de fato é importante.

Não sendo um profissional de TI, e sim, de sistemas de gestão; muitos ignoram esta necessidade e perdem oportunidades de emprego, por ter esperado demais para agir em prol de seu próprio desenvolvimento.

Uma boa opção para Cursos de TI e outros de excelente Qualidade é o EuCapacito https://eucapacito.com.br/.

Todos os cursos do site são 100% gratuitos. Sem pegadinha!

Artigos relacionados

Deixe um comentário