Ícone do site Vertile Soluções

ISO Série 31000-Gestão de Riscos

Gestão de Riscos

Crimes cibernéticos, conflitos políticos, violação de de privacidade, notícias falsas; são tantas as variáveis que envolvem as organizações e a sociedade; que a Gestão de Riscos ganha a cada dia; maior relevância dentre as principais estratégias dos negócios e de políticas públicas.

As normas de Gestão de Riscos e demais normas ISO

Se analisarmos simplesmente pela ótica de que todas as normas de gestão ISO devem levar em consideração uma mentalidade de risco, podemos concluir; que a relação entre elas é simbiótica; ou seja; possuem focos diferentes, mas compõem o mesmo organismo. Pois, sempre que pensamos em gestão, pensamos em riscos.

Todas as normas de gestão de risco, podem e devem ser usadas em conjunto com demais normas ISO de gestão, pois tratam de diretrizes baseadas nas melhores práticas de mercado. 

Do que trata a série ISO 31000?

Trata-se de um conjunto de padrões emitidos pela Organização Internacional de Padronização (ISO), mundialmente reconhecida pela sua importância na emissão de normas que direcionam as organizações e toda sociedade na criação de diretrizes relevantes para as boas práticas de gestão.

A série 31000 é composta por:

O que é Gestão de Riscos?

Gestão de Riscos é um processo composto de atividades coordenadas para conduzir e controlar uma organização no que se refere aos riscos.

Quem é responsável na ISO pelas normas de Gestão de Riscos?

Para todas as normas de gestão dentro da ISO, existe um grupo de pessoas ou entidades que representam os interesses dos países membros. Para a Gestão de Riscos, o Comitê ISO/TC 262 se dedica a este tema, com 61 Países Participantes e 21 Condados De Observação, além de numerosos contatos. O BSI no Reino Unido é responsável pelo secretariado.

As normas de Gestão de Riscos certificam empresas?

As normas da série ISO 31000 fornecem diretrizes, não requisitos e, portanto, não possuem a finalidade de para certificação de empresas.

Conclusão

É inevitável relacionar as normas de gestão de riscos e demais normas ISO, como a ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 27001, ISO 39001, ISO 22000; ou seja, todas as normas de gestão; não importando qual seu escopo; pois, todas devem ser aplicadas levando em consideração a mentalidade de risco.

Assim, as normas ISO da série 31000, são de fato, a base para que se possa ter uma sistema de gestão alinhado aos fundamentos norteadores da ISO; subsidiando e sustentando as tomadas de decisões e definições de estratégias organizacionais.

Sair da versão mobile