Ícone do site Vertile Soluções

Princípios de Auditoria: todo Auditor precisa

A auditoria é um processo de confiança mútua entre Auditor e Auditado.

O que são princípios de Auditoria?

Não importar qual o tipo de Auditoria, ela sempre estará baseada na confiança mútua entre o auditor e o auditado.  Ter princípios é a base, na qual todos os envolvidos devem estar sustentados.  Estes princípios de Auditoria estão previstos na norma ISO 19011:2018, a qual define os requisitos para Auditorias Internas de Sistemas de Gestão.

Para que uma auditoria seja uma ferramenta eficaz e confiável, é preciso apoiar-se em pilares sólidos, e estes são os princípios fundamentais de um processo de auditoria. A fundamentação dos resultados de uma auditoria deve estar alinhada a estes princípios, que são pré-requisitos para que auditores trabalhando independentemente entre si cheguem a conclusões similares em circunstâncias similares.

Quais são os princípios de Auditoria?

De acordo com a norma ISO 19011:2018, que determina Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão, os princípios são sete.

  • Integridade
  • Apresentação justa
  • Devido cuidado profissional
  • Confidencialidade
  • Independência
  • Abordagem baseada em evidências
  • Abordagem baseada em risco

A seguir vamos esclarecer cada um deles.

Conclusão

A norma ISO 19011:2018 é adotada pela ISO para auditorias internas e externas de sistemas de gestão, bem com, também é adotada no Brasil para auditorias compulsórias exigidas por órgãos reguladores.

Nessa norma estão previstos todos os requisitos e orientações para condução de auditorias em conformidade com as normas ISO.

Os princípios de auditoria devem ser o guia para auditores comprometidos com as organizações e seus auditados.

Sair da versão mobile