A análise PESTEL é frequentemente usada de maneira conjunta com outras ferramentas de gestão organizacional como como análise SWOT, análise SOAR, avaliação de risco ou um Business Model Canvas.
Há muitas formas desse quadro, que analisam variadas combinações de fatores externos, específicos para determinadas indústrias. Exemplos incluem: PEST, STEEPLE, STEER e STEEP, pois vem do idioma inglês.
O que é uma análise de PESTEL?
Uma análise PESTEL é uma ferramenta estratégica de gestão usada para identificar, analisar, organizar e monitorar os principais fatores externos que podem ter impacto em uma organização no presente e no futuro.
O PESTEL analisa oportunidades e ameaças decorrentes das forças políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, jurídicas e ambientais, para subsidiar o planejamento e a tomada de decisões.
Seis ou Sete eixos do PESTEL
O modelo contempla seis eixos, sendo eles:
- Político;
- Econômico;
- Social;
- Tecnológico;
- Jurídico; e
- Ambiental.
Com avanço da questão Ética nas organizações o eixo ÉTICO passou a compor o PESTEL, sendo denominado PESTELE ou STEEPLE(inglês). Isso significa ética, e inclui princípios éticos e problemas morais ou éticos que podem surgir em um negócio. Considera-se questões relacionadas ao comércio justo, atos de escravidão e trabalho infantil, bem como responsabilidade social corporativa (RSE), onde um negócio contribui para objetivos locais ou sociais, como voluntariar ou participar de atividades filantrópicas, ativistas ou de caridade.
1.Eixo Político
É inquestionável a intervenção do governo na economia. Fatores políticos são importantes, pois, as empresas precisam de estabilidade política para operar ou elas vão deixar de atingir o nível desejado de rentabilidade.
Além da estabilidade ou instabilidade política, os fatores políticos também incluem política governamental, corrupção, política de comércio exterior, política tributária, legislação trabalhista, legislação ambiental e restrições comerciais.
Adicionalmente, o governo pode ter um impacto profundo no sistema educacional, na infraestrutura e nos regulamentos de saúde de um país.
Todos esses são fatores precisam ser levados em consideração.
2.Eixo Econômico
Os fatores econômicos, indubitavelmente, são cruciais para o desempenho de uma economia e impacta diretamente uma empresa e têm ressonantes efeitos de longo prazo.
Pode-se citar por exemplo, taxa de inflação, política cambial, taxa de juros, benefícios fiscais, políticas trabalhistas e muitas outras.
3.Eixo Social
Na economia moderna, o tema “Social” está em alta, como jamais esteve nos ambientes organizacionais.
Ao abordar os fatores sociais, deve-se considerar o ambiente social do mercado, e observar as tendências culturais, geográficas, população e comunidade, ambiente e condições de trabalho, como um todo, dentre outros.
Questões culturais, étnicas, crenças, valores são determinantes para o sucesso do negócio, e sem sombra de dúvidas, as organizações que os valorizam, são diferenciadas pelos seus consumidores.
4.Eixo Tecnológico
A Tecnologia é o tema central da sociedade contemporânea, e os fatores a ela relacionados afetam diretamente a maneira de operar das organizações.
Todavia, afeta as operações da indústria e do mercado de forma favorável ou desfavorável. Isso se refere à automação, pesquisa e desenvolvimento e à quantidade de consciência tecnológica que o mercado e a organização possua.
Portanto, as organizações devem estar “antenadas” com as medidas públicas de incentivos tecnológicos, nível de atividade de inovação, automação, pesquisa e desenvolvimento (P&D), mudança tecnológica (disruptiva); para gerar valor ao negócio e não ficar obsoleta.
5.Eixo Jurídico
Esses fatores têm lados externos e internos. Existem certas leis que afetam o ambiente de negócios em um determinado país, enquanto existem certas políticas que as empresas mantêm para si mesmas. A análise jurídica leva em conta esses dois ângulos e, em seguida, traça as estratégias à luz dessas legislações. Por exemplo, leis de consumo, normas de segurança, leis trabalhistas etc.
6.Eixo Ambiental
Os fatores ambientais englobam todos aqueles que influenciam ou são influenciados pela organização, ou sejam impactam ou são impactados.
No modelo PESTEL, este eixo pode ter menor ou maior significância, para algumas indústrias, principalmente àquelas de setores de petróleo e gás, energia, turismo, agricultura, mineração, etc.
Uma análise ambiental incluem, mas não se limita ao clima, geografia, mudanças no clima, compensações ambientais, multas, etc.
Por que uma análise de PESTEL
Uma análise PESTEL contribui para que uma equipe possa entender melhor o mercado e a posição de negócios da organização, planejar estrategicamente e realizar pesquisas de mercado em mercados novos e existentes.
O quadro possibilita:
- Motivar o pensamento estratégico;
- Avaliar como sua estratégia se encaixa no ambiente mais amplo;
- Fornecer uma visão geral das influências externas cruciais sobre a organização;
- Permitir que os líderes tomem decisões mais decisivas e assertivas.
Quem deve usar uma análise de PESTEL
Uma análise de PESTEL é muito valiosa em todos os tipos, porte e segmento de organização, nos níveis estratégico, tático e operacional, ainda para projetos. Possibilitando uma análise dos mercados atuais e futuros.
Pode ser usada como um insumo fundamental para planejamento, marketing, mudança organizacional, desenvolvimento de negócios e produtos, gerenciamento de projetos e relatórios de pesquisa.
Como fazer uma análise de PESTEL
Ainda que, se possa analisar os fatores no modelo PESTEL em relação a situação atual, é possível também considerar as mudanças potenciais que possam impactar o futuro da organização.
Diferentes empresas podem colocar mais significado em uma ou mais áreas. Por exemplo, é provável que haja uma ênfase muito diferente para as empresas envolvidas no Offshore, em comparação com as do setor Onshore. Bem como, de segmentos diferentes, como de saúde, tecnologia da informação, mineração, bancos, hotelaria e comércio de produtos e serviços.
A estrutura é valiosa quando há a contribuição dos participantes com uma gama de perspectivas diferentes. Reunir todos ao mesmo tempo pode ser difícil em equipes grandes ou geograficamente dispersas. Videoconferência, documentos on-line e ferramentas colaborativas de brainstorming, podem resolver muitas dessas dificuldades.
Para otimizar, pode-se realizar um brainstorming inicial com todo o grupo ou em partes com equipes menores e, em seguida, combinar as ideias para obter uma visão geral.
Benefícios da análise PESTEL
A análise PESTEL não requer investimento financeiro, a não ser que a organização deseje obter um software específico pata esta finalidade; pois pode empregar os recursos tecnológicos que possua em suas operações rotineiras. No entanto, o tempo é custo mais importante.
O PESTEL é direto, não exige muito trabalho de pesquisa ou conhecimento científico, apenas um treinamento básico; irá possibilitar o seu uso. Feito em equipe ou individualmente, terá bons resultados.
O mais importante, é que pode-se empregar o PESTEL de forma abrangente para todo negócio ou para departamentos. Permitindo um olhar sistêmico sobre todos os processos da organização.
Ferramentas e sites para PESTEL
Existem muitas ferramentas de software de colaboração on-line como o GroupMap e o Pestleanalysis, que oferecem o PESTEL e muitas outras ferramentas de gestão bastante eficazes para melhoria de processos.
Conclusão
O conhecimento de ferramentas de gestão e a compreensão da sua importância para uma gestão mais eficiente é fundamental para gerar novas oportunidades. Através delas é possível ampliar os horizontes e descobrir forças e fraquezas desconhecidas; e por conseguinte gerar diferencial competitivo.
REFERÊNCIAS MAPS.GROUPMAP. Disponível em:<https://maps.groupmap.com/create-map/templates/d5c2cf93-1446-49fc-9f9a-f7f554b45ff2/>.Acesso em: 21 jun.2020. OXFORDCOLLEGE. Pestel Analysis. Disponível em: <https://blog.oxfordcollegeofmarketing.com/2016/06/30/pestel-analysis/>.Acesso em: 20 jun.2020. PESTLEANALYSIS. What is pestle analysis? Disponível em: <https://pestleanalysis.com/what-is-pestle-analysis/>.Acesso em: 21 jun.2020. PROFESSIONALACADEMY. Pestel Analysis. Disponível em: <https://www.professionalacademy.com/blogs-and-advice/marketing-theories---pestel-analysis>.Acesso em 20 jun.2020.