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Os 7 princípios da Qualidade


A ISO 9001 se baseia em 7 (sete) princípios que sustentam os Sistemas de Gestão da Qualidade


As organizações que buscam incansavelmente entregar bens e serviços de alta qualidade deixam para trás as organizações que não o fazem. – Juran & DeFeo, 2015.


Os 7 (sete) princípios da qualidade garantem que as organizações estejam preparadas para criar continuamemente valor para suas partes interessadas.

Com esses sete elementos fundamentais como base sólida, a implementação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade será muito mais simples.

Os sete princípios de gestão da qualidade são:

1. Foco no cliente 

O foco principal da gestão da qualidade é atender aos requisitos do cliente e se esforçar exceder suas expectativas.

O sucesso sustentado é alcançado quando um organização atrai e mantém a confiança de clientes e outras partes interessadas.

Todos os aspectos da interação com o cliente fornecem uma oportunidade de criar mais valor. Entendendo as necessidades atuais e futuras de clientes e outras partes interessadas contribuem para o sucesso sustentado da organização.

Os benefícios do foco no cliente

Como alcançar o foco no cliente

As organizações devem adotar e manter ações que possibilite:

2. Liderança

As lideranças em todos os níveis devem desenvolver propósito de direção.

Devem criar condições para o envolvimento e motivação para o alcance dos objetivos da qualidade.

Ainda, devem ser o exemplo a ser seguido.

Por meio da integração e direcionamento, o e engajamento das pessoas irá possibilitar que a organização mantenha-se alinhada ás estratégias, políticas, processos e mantenha os recursos para alcançar seus objetivos.

Os benefícios de uma liderança eficiente e eficaz

Como alcançar a liderança desejada

3. Engajamento das pessoas


Criar valor para os clientes será mais fácil se houver pessoas competentes, com poderes e envolvidas em todos os níveis da organização.

Para uma gestão eficiente e eficaz, é vital que todas as pessoas em todos os níveis estejam envolvidas e sejam respeitadas.

A gratidão pelas contribuições das pessoas e aperfeiçoamento das competências; proporcionam o engajamento de pessoas para alcançar os objetivos da organização e da qualidade.

Quais os ganhos para organização

Se faltam justificativas para investir no engajamento das pessoas, aqui estão alguns dos ganhos que sua empresa poderá obter.

Como aumentar o engajamento

4. Abordagem de processo

A ISO 9001 proporciona uma abordagem de processo para gerir uma organização e todo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Entender as atividades como processos que integram e operam em conjunto, contribui para o alcance os resultados planejados.

Todos os níveis da organização devem compreender como seus processos se relacionam e estarem em harmonia com toda a organização.

Por meio dessa abordagem, é possível que os donos dos processos e seus operadores; entendam como impactam e são impactados; refletindo diretamente na eficiência das operações.

Quais os benefícios de uma abordagem de processo

Como alcançar

5. Melhoria

As organizações mais bem sucedidas, são aquelas que têm como foco a melhoria.

A escalada para melhoria está diretamente relacionada à capacidade de reagir às mudanças, aproveitando as oportunidades, e permanecer competitiva, não afetando a capacidade de entrega às partes interessadas.

São muitos os benefícios de manter a melhoria, dentre eles:

Como agir para manter a melhoria

6. Tomada de decisão baseada em evidências

A tomada de decisão não é tarefa fácil.

A organização necessita de dados confiáveis para tomada de decisões.

A assertividade das decisões, está diretamente relacionada à qualidade dos dados disponíveis.

O alcance dos resultados planejados, dependerá da capacidade da organização em monitorar e analisar dados e fatos reais.

A incerteza é fator inerente a tomada de decisão. Engloba várias fontes de dados do ambiente organizacional, interno e externo; sendo primordial compreender as relações e suas possíveis consequências.

Como as evidências contribuem para organização

As decisões baseadas em evidências trazem muitos benefícios.

O que pode ser feito

7. Gerenciamento de relacionamento

As organizações não funcionam no sem interações, pois trata-se de um sistema vivo.

Identificando os relacionamentos importantes com partes interessadas e estabelecendo um plano para gerenciá-los, impulsionará o sucesso sustentado.

As partes interessadas influenciam o desempenho de uma organização.

Isso significa que para o sucesso sustentado seja alcançado, a organização deve gerenciar os relacionamentos com todas as suas partes interessadas para otimizar seu impacto no desempenho.

Gerenciar o relacionamento com toda cadeia de valor é de particular importância.

O que a empresa ganha

Como alcançar

Conclusão

Portanto, ao implementar um sistema de gestão, deve-se considerar como base os 7 (sete) princípios da Qualidade para sustentar as ações e tomada de decisões e ter sucesso na manutenção dos sistemas alinhados aos requisitos obrigatórios.


Referências:
ISO.ORG. Quality management principles. Disponível em: <https://www.iso.org/files/live/sites/isoorg/files/store/en>.
DeFeo, Joseph A.Fundamentos da Qualidade para líderes.Joseph M.Juran;tradução:Ronald Saraiva de Menezes; revisão técnica Altair Flamarion Klippel.-Porto Alegre: Bookman, 2015.
 

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